Um dos modelos mais populares da Citroën é o icónico 2 CV que este ano assinala as bodas de diamante. No total foram produzidos mais de cinco milhões de unidades deste modelo e da linha de montagem da fábrica de Mangualde, em Portugal, saíram quase 82 mil unidades.
Se há um automóvel que fica para a história, este é indiscutivelmente o Citroën 2 CV, que assinala este ano o seu 75º aniversário. O projeto "TPV" ("Toute Petite Voiture" ou "veículo muito pequeno") nasceu em meados da década de anos 30 do século passado, mais precisamente em 1936.
O objetivo era proporcionar às pessoas com baixos rendimentos um automóvel económico e versátil. Em 1937, o primeiro protótipo apto a circular do projeto TPV viu a luz do dia, pesando apenas 370 kg e estando equipado com um único farol (a legislação da época não exigia dois). O veículo podia transportar até quatro pessoas e 50 kg de carga a uma velocidade máxima de 50 km/h e era extremamente confortável...para a altura.
A apresentação de 250 modelos em pré-produção estava prevista para o Salão Automóvel de Paris de 1939, mas a eclosão da guerra veio pôr fim a este projeto. Os modelos produzidos foram depois destruídos, com exceção de quatro que foram secretamente guardados no Centro de Testes da Citroën em La Ferté-Vidame.
Quatro anos depois de terminar a Segunda Guerra Mundial, a Citroën deu início, no mês de julho daquele ano, a produção do 2 CV. Na altura do lançamento vinha equipado com um motor bicilíndrico de 9 cv, com 375 cc de cilindrada, arrefecido a ar, capaz de atingir uma velocidade máxima de 50 km/h.
Revolucionário para a sua época
Com este veículo económico e versáti, a Citroën revolucionou a indústria automóvel. O seu formato único e a sua estética conquistaram rapidamente uma grande parte da população.
O seu enorme sucesso pode também ser atribuído à sua infinita gama de utilizações, bem como aos seus bancos amovíveis, à sua leveza, agilidade e conforto. Sem esquecer o facto de ser ultra económico, o que fez dele o automóvel mais popular. Em 1950, as encomendas multiplicavam-se e os prazos de entrega chegavam aos seis anos.
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Graças às suas tecnologias engenhosas para a sua época, o Citroën 2 CV permaneceu no panorama automóvel durante muitos anos. Quando a produção acabou na fábrica de Mangualde a 27 de julho de 1990 tinham sido fabricadas 5 114 969 unidades, das quais 1 246 335 exemplares na carroçaria furgão. Da linha de montagem da fábrica de Mangualde saíram 81 882 unidades.