Conheça cinco SUV de vários segmentos que se encontram em comercialização no mercado nacional equipados com motores térmicos de três cilindros. Existem propostas para vários segmentos e orçamentos, desde os 16 690 euros aos 46 268 euros.
Os fabricantes de automóveis têm vindo a desenvolver motores de três cilindros em linha que lançam nalguns dos seus modelos mais populares, incluindo SUV ou crossovers.
Uma das vantagens desta arquitetura face ao bloco tradicional de quatro cilindros consiste num melhor rendimento, graças ao menor atrito criado no processo de abertura e fecho das válvulas e na biela com a árvore de cames. Dessa forma ocorre um aumento de potência, graças também à presença de um turbocompressor, e uma redução no consumo de combustível.
O motor de três cilindros pesa cerca de 30 quilos menos do que um congénere de quatro cilindros, já que são utilizados menos componentes. Como consequência, o peso do veículo também no veículo.
O motor de três cilindros apresenta ganhos de eficiência que se reflete no consumo de combustível e nas emissões de gases de escape. A explicação reside nas alterações no formato da câmara de combustão e da cabeça dos pistões, que resultam em menos perdas pelo sistema de escape.
Contudo, os motores de três cilindros também apresentam alguns inconvenientes como o maior ruído produzido durante o seu funcionamento e o aumento da vibração do veículo em movimento. O número ímpar de cilindros implica uma assimetria na distribuição de massas e forças, prejudicando o equilíbrio e gerando vibrações.
Toyota Aygo X play - 16 690€
Concebido e produzido na Europa, o Toyota Aygo X é um crossover para o segmento A, com um comprimento exterior de 3,7 metros, que se destina a satisfazer uma clientela que pretende um automóvel urbano compacto, repleto de tecnologia, mas (relativamente) acessível e com baixos custos de utilização.
Construído a partir da plataforma GA-B da Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA) – a mesma do Yaris e do Yaris Cross – Aygo X modelo distingue-se pelo estilo irreverente, sublinhado nas versões mais equipadas pela pintura da carroçaria em dois tons.
O Aygo X vem equipado com um bloco a gasolina de três cilindros com 998 cc, o qual, ao contrário de muitos outros propulsores tricilíndricos, não possui turbocompressor nem qualquer assistência elétrica. Associado a uma caixa manual de cinco velocidades desenvolve uma potência de 72 cv às 6000 rpm e um binário de 93 Nm às 4400 rpm, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 14,9 segundos e uma velocidade máxima de 158 km/h.
No nível de equipamento play, o Aygo X é um dos crossovers mais acessíveis no mercado nacional, mas o seu equipamento de série já inclui assistência de condução inteligente, sistema de pré-colisão com assistência de intersecção e deteção de peões ou ciclistas, assistência de condução inteligente ou ar condicionado manual.
A oferta da gama Aygo X compreende ainda as versões pulse MT (18 100€), pulse CVT (19 250 €), Undercover (24 410€).
Volkswagen T-Cross - 23 490€
A Volkswagen renovou recentemente a gama T-Cross, quer no exterior, quer no interior, e aproveitou para reformular a própria estrutura da gama, a qual passou a ser comercializada em quatro níveis de equipamento: T-Cross (versão de acesso), Urban (que deverá ser responsável pela maioria das vendas), Style e R-Line.
A versão de acesso T-Roc vem associada à motorização de três cilindros 1.0 TSI de 95 cv, com caixa de velocidades manual de cinco relações. A variante mais vendida, Urban, pode ser encomendada com motorização 1.0 TSI de 95 cv ou 115 cv, esta última com transmissão manual ou de dupla embraiagem de seis velocidades. Por sua vez, as versões Style e R-Line vêm equipadas com o motor 1.0 TSI de 115 cv com transmissão de seis velocidades.
Com comprimento de 4,13 metros e peso de 1254 kg, a versão de acesso do T-Cross, equipada com a motorização de 95 cv e caixa manual de cinco velocidades, consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 11,2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 180 km/h.
Em termos de preços, a versão de acesso deste SUV-B está disponível a partir de 23 490€. As versões Urban, por sua vez, são propostas, em função da motorização e transmissão, por valores entre 25 962 euros e 30 184 euros. As mais bem equipadas, Style e R-Line, têm preços recomendados de 32 838 euros e 33 918 euros, respetivamente.
Peugeot 2008 1.2 PureTech 100 cv Active - 24 935€
Fortemente renovado no ano passado, o Peugeot 2008 destaca-se pela adopção de uma identidade SUV ainda mais personalizada, fruto de uma nova frente com renovada assinatura luminosa, novas ópticas (100% LED no GT) e farolins, mas também novas cores e jantes (de 16 a 18 ).
No capítulo mecânico está disponível com uma motorização a gasolina de três cilindros de 1199 cc (1.2 PureTech), que é proposta nos níveis de potência de 100 cv e 130 cv, com caixa manual de seis velocidades em ambos os casos ou com transmissão automática de oito relações no caso da variante mais potente.
Com comprimento exterior de 4,30 metros e peso de 1263 kg, o Peugeot 2008 1.2 Pure Tech de 100 cv permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 10,9 segundos e alcançar uma velocidade de máxima de 193 km/h.
O Peugeot 2008 1.2 PureTech está disponível nos níveis de equipamento Active, Allure e GT, com preços, respetivamente, a partir de 24 935€, 26 585€ e 31 835€.
Nissan Juke 1.0 DIG-T Acenta - 25 320€
Uma das referências do segmento dos SUV compactos é o Nissan Juke que estabeleceu o conceito de "crossover compacto". A oferta deste modelo compreende uma motorização de três cilindros com 999 cc que desenvolve uma potência de 114 cv às 5000 rpm, transmitida às rodas dianteiras por uma caixa manual de seis velocidades ou de dupla embraiagem de sete relações.
Com um comprimento de 4,21 metros e peso de 1267 kg, o Juke 1.0 DIG-T consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 10,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 180 km/h.
O crossover compacto da Nissan oferece um espaço desafogado para os ocupantes, enquanto a bagageira disponibiliza um volume de 422 litros com todos os bancos na posição normal. O ambiente a bordo carateriza-se pela qualidade dos materiais utilizados.
O nível de equipamento Acenta inclui jantes de liga leve de 17" com efeito corte de diamante, faróis LED, Google Android Auto e Apple CarPlay, câmara traseira, ecrã tátil de 8", sistema de anti-colisão frontal com reconhecimento de peões e ciclistas. A versão com caixa de dupla embraiagem está disponível a partir de 26 920€.
BMW X1 sDrive 18i - 46 268€
A mais recente geração do BMW X1, apresentada em 2022, está disponível com um motor de três cilindros com 1499 cc que desenvolve uma potência de 136 cv entre as 4400 e as 6500 rpm, transmitida às rodas dianteiras através de uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades.
Este SUV com comprimento de 4,5 metros e peso de 1575 kg consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 9,2 segundos.
O BMW X1 carateriza-se por apresentar um visual robusto e sofisticado que sublinha o seu posicionamento premium. O tratamento de superfície, as linhas e os detalhes do design exterior do salientam ainda mais o lado desportivo nesta nova geração de modelos.
O interior recebe a mais recente geração do iDrive, na forma do BMW Live Cockpit Plus de série, que inclui o BMW Curved Display e o BMW Intelligent Personal Assistant, que agora ganhou funcionalidades adicionais.