Conheça os cinco PHEV mais acessíveis que estão em comercialização em Portugal. Na lista surgem dois modelos coreanos, um japonês, um francês e um…chinês, que até é o mais barato.
Todos aqueles que ainda não estão preparados para adotarem veículos elétricos a bateria para uma utilização quotidiana têm nos híbridos plug-in uma solução de compromisso que permite circular com emissões zero enquanto a bateria tem carga e quando aquela se esgota não têm de ir à procura de um posto de carregamento porque a gasolina existente no depósito permite seguir viagem sem grandes preocupações, eliminando, assim, a chamada ansiedade de autonomia.
Um veículo com bateria recarregável externamente pode constituir uma solução interessante para o orçamento familiar nas deslocações pendulares, já que em trajetos relativamente curtos é possível circular em modo elétrico, desde que normalmente se tenha a preocupação de carregar a bateria, com baixos custos de utilização. Será de referir que a maioria dos híbridos plug-in já oferecem uma autonomia em modo elétrico superior a 50 quilómetros e alguns já ultrapassam mesmo os cem quilómetros.
Tudo depende naturalmente da capacidade da bateria e da própria eficiência energética do sistema híbrido plug-in, que não é igual em todos os modelos, já que alguns são francamente melhores do que outros.
No que se refere ao investimento necessário para aquisição também existem diferenças significativas e aqui deixamos as cinco propostas mais acessíveis que atualmente se encontram em comercialização no mercado nacional, classificadas da mais cara para a mais barata.
Peugeot 308 Active Pack 1.6 Plug-In Hybrid 180 - 38 765 €
Projetado e desenvolvido para ir de encontro às expetativas dos clientes do segmento C em termos de design exterior e interior, funcionalidade, equipamentos, a Peugeot tem na versão híbrida plug-in de 180 cv associada ao nível de equipamento Active Pack uma proposta competitiva, proposta a partir de 38 765 euros.
O Peugeot destaca-se pelas suas proporções dinâmicas e o seu design expressa o mais recente código de identidade da marca francesa, designadamente a luzes LED de assinatura vertical na frente e as três garras na traseira. O i-Cockpit, com o volante compacto, painel de instrumentos digital ao nível dos olhos, ecrã tátil central com botões configuráveis, e as ajudas à condução ajudam a fazer a diferença face à concorrência.
A motorização híbrida plug-in de acesso combina o bloco a gasolina de 110 kW (150 cv), que conta com a "ajuda" de um motor elétrico de 81 kW (110 cv), o que resulta numa potência combinada de 180 cv. A velocidade máxima é de 225 km/h. O sistema é gerido por uma caixa automática de oito velocidades.
A dotação de série compreende ar condicionado bizona com filtro de carvão ativo, ligação mãos livres, sensores de estacionamento traseiros, Peugeot i-Cockpit com painel de instrumentos digital digital de 10".
Mitsubishi ASX 1.6 PHEV Intense - 37 390 €
O SUV de dimensões compactas da Mitsubishi, o ASX, está disponível no mercado nacional numa motorização híbrida com bateria recarregável externamente com preço a partir de 37 390 euros para o nível de equipamento Intense.
A linha motriz combina um motor de combustão a gasolina de 1598 cc com 92 cv e dois elétricos com 67 cv (49 kW), o que se traduz numa potência combinada de 160 cv, sendo o sistema gerido por uma caixa de velocidades multimodo, sem embraiagem.
A bateria de iões de lítio com capacidade de 10,4 kWh permite percorrer, no papel, quase 50 quilómetros em modo elétrico. Em condições reais não vai além de 35 quilómetros, enquanto o consumo médio anunciado de 1,3 l/100 km no primeiros 100 quilómetros também se pode fixar facilmente nos quatro litros em condições reais.
O nível de equipamento Invite é bastante completo, incluindo ar condicionado automático, sistema de arranque sem chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmara traseira, sistema de informação e comunicação com com ecrã tátil de 7", entre outros.
Kia Xceed 1.6 GDI PHEV Drive - 35 500 €
Beneficiando de uma campanha promocional no valor de 6000 euros, a versão híbrida plug-in do SUV-C da Kia, o Xceed, é proposta por um valor a partir de 35 500 euros.
Com um comprimento de 4,40 metros, largura de 1,83 metros, altura de 1,48 metros e distância entre-eixos de 2,65 metros alia o conforto de um SUV à manobrabilidade de um hatchback compacto, numa combinação entre comportamento dinâmico, sentido prático e tecnologia avançada de segurança a conetividade.
O Xceed surgiu no mercado europeu em 2018 com o objetivo de preencher uma lacuna na gama da Kia na subcategoria do subsegmento dos SUV compactos e recebeu uma ligeira atualização em 2022, no design exterior e no habitáculo.
A linha motriz do Xceed PHEV inclui um motor 1.6 GDi a gasolina que desenvolve uma potência de 105 cv às 5700 rpm e um binário máximo de 147 Nm às 4000 rpm, um motor elétrico síncrono de íman permanente que debita uma potência de 61 cv entre as 2330 e as 3000 rpm, uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades e uma bateria de polímero de iões de lítio com uma capacidade de 8,9 kWh.
A autonomia anunciada em modo elétrico é de 59 quilómetros em ciclo urbano, sendo possível circular com emissões zero até uma velocidade máxima de 120 km/h, passando depois ao modo híbrido. O consumo oficial é de 1,4 litros nos primeiros 100 quilómetros, mas em condições reais fica mais perto dos dois litros. O Xceed beneficia de uma garantia de sete anos ou 150 mil quilómetros.
Kia Ceed Sportswagon 1.6 GDi PHEV Drive - 35 200 €
Ao abrigo de uma campanha promocional no valor de 5500 euros, a carrinha híbrida com bateria recarregável da Ceed está disponível a partir de 35 200 euros. Proposta num único nível de equipamento Drive destaca-se pelo seu design contemporâneo e dinâmico que inclui a emblemática grelha "nariz de tigre" que a torna instantaneamente reconhecível como um membro da família da Kia.
O Ceed Sporswagon apresenta um comprimento exterior de 4,60 metros, uma largura de 1,80 metros, uma altura de 1,47 metros e uma distância entre-eixos de 2,65 metros, permitindo oferecer um bom compromisso entre habitabilidade para cinco ocupantes e uma capacidade da bagageira de 437 litros.
A linha motriz híbrida plug-in é constituída por um motor atmosférico a gasolina de 1,6 litros e injeção direta, que desenvolve uma potência de 105 cv, e por um motor elétrico de 61 cv (44,5 kW), oferecendo uma potência combina de 141 cv. O sistema é gerido por uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades. Esta última possibilita a transferência da totalidade da potência de ambos os motores em paralelo, com perdas mínimas de energia.
A linha motriz inclui ainda uma bateria de 8,9 kWh que permite percorrer até 60 quilómetros em modo elétrico. O consumo de combustível anunciado para os primeiros cem quilómetros é de 1,5 litros, embora seja mais realista um valor real de 2,7 litros. Referência ainda para a garantia de sete anos ou 150 mil quilómetros.
MG EHS PHEV - 34 884€
Até final de setembro deste ano é possível encomendar o MG EHS Plug-In Hybrid Comfort pelo competitivo preço de 34 884 euros. Trata-se de um SUV de segmento C com um comprimento exterior de 4,57 metros, uma largura de 1,87 metros e uma altura de 1,66 metros.
A combinação entre distância entre-eixos de 2,72 metros e a sua cadeia cinemática permite disponibilizar um habitáculo bastante espaçoso, quer para as pernas quer para o tronco nos bancos traseiros. A bagageira, por sua vez, oferece um volume útil de 448 litros que pode ser ampliado para 1375 litros com o rebatimento dos assentos traseiros.
O MG EHS Plug-In está equipado com um motor turbo a gasolina de 1,5 litros com 162 cv e um motor elétrico com 122 cv (90 kW). A combinação de ambos permite oferecer um total de 284 cv (190 kW) e um binário de 480 Nm.
O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio que proporciona uma autonomia em modo elétrico de 52 quilómetros em ciclo WLTP. A eficiência elétrica é otimizado por sistema de travagem regenerativa. O depósito de gasolina, por seu lado, garante um alcance adicional de 500 quilómetros.