Eis os cinco PHEV mais acessíveis em Portugal

Conheça os cinco PHEV mais acessíveis que estão em comercialização em Portugal. Na lista surgem dois modelos coreanos, um japonês, um francês

Conheça os cinco PHEV mais acessíveis que estão em comercialização em Portugal. Na lista surgem dois modelos coreanos, um japonês, um francês e um…chinês, que até é o mais barato.

Todos aqueles que ainda não estão preparados para adotarem veículos elétricos a bateria para uma utilização quotidiana têm nos híbridos plug-in uma solução de compromisso que permite circular com emissões zero enquanto a bateria tem carga e quando aquela se esgota não têm de ir à procura de um posto de carregamento porque a gasolina existente no depósito permite seguir viagem sem grandes preocupações, eliminando, assim, a chamada ansiedade de autonomia.

Um veículo com bateria recarregável externamente pode constituir uma solução interessante para o orçamento familiar nas deslocações pendulares, já que em trajetos relativamente curtos é possível circular em modo elétrico, desde que normalmente se tenha a preocupação de carregar a bateria, com baixos custos de utilização. Será de referir que a maioria dos híbridos plug-in já oferecem uma autonomia em modo elétrico superior a 50 quilómetros e alguns já ultrapassam mesmo os cem quilómetros.

Tudo depende naturalmente da capacidade da bateria e da própria eficiência energética do sistema híbrido plug-in, que não é igual em todos os modelos, já que alguns são francamente melhores do que outros.  

No que se refere ao investimento necessário para aquisição também existem diferenças significativas e aqui deixamos as cinco propostas mais acessíveis que atualmente se encontram em comercialização no mercado nacional, classificadas da mais cara para a mais barata.

Peugeot 308 Active Pack 1.6 Plug-In Hybrid 180 - 38 765 €

Projetado e desenvolvido para ir de encontro às expetativas dos clientes do segmento C em termos de design exterior e interior, funcionalidade, equipamentos, a Peugeot tem na versão híbrida plug-in de 180 cv associada ao nível de equipamento Active Pack uma proposta competitiva, proposta a partir de 38 765 euros.

O Peugeot destaca-se pelas suas proporções dinâmicas e o seu design expressa o mais recente código de identidade da marca francesa, designadamente a luzes LED de assinatura vertical na frente e as três garras na traseira. O i-Cockpit, com o volante compacto, painel de instrumentos digital ao nível dos olhos, ecrã tátil central com botões configuráveis, e as ajudas à condução ajudam a fazer a diferença face à concorrência.

A motorização híbrida plug-in de acesso combina o bloco a gasolina de 110 kW (150 cv), que conta com a "ajuda" de um motor elétrico de 81 kW (110 cv), o que resulta numa potência combinada de 180 cv. A velocidade máxima é de 225 km/h. O sistema é gerido por uma caixa automática de oito velocidades.

A dotação de série compreende ar condicionado bizona com filtro de carvão ativo, ligação mãos livres, sensores de estacionamento traseiros, Peugeot i-Cockpit com painel de instrumentos digital digital de 10".

Mitsubishi ASX 1.6 PHEV Intense - 37 390 €

O SUV de dimensões compactas da Mitsubishi, o ASX, está disponível no mercado nacional numa motorização híbrida com bateria recarregável externamente com preço a partir de 37 390 euros para o nível de equipamento Intense.

A linha motriz combina um motor de combustão a gasolina de 1598 cc com 92 cv e dois elétricos com 67 cv (49 kW), o que se traduz numa potência combinada de 160 cv, sendo o sistema gerido por uma caixa de velocidades multimodo, sem embraiagem.

A bateria de iões de lítio com capacidade de 10,4 kWh permite percorrer, no papel, quase 50 quilómetros em modo elétrico. Em condições reais não vai além de 35 quilómetros, enquanto o consumo médio anunciado de 1,3 l/100 km no primeiros 100 quilómetros também se pode fixar facilmente nos quatro litros em condições reais.

O nível de equipamento Invite é bastante completo, incluindo ar condicionado automático, sistema de arranque sem chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmara traseira, sistema de informação e comunicação com com ecrã tátil de 7", entre outros.

Kia Xceed 1.6 GDI PHEV Drive - 35 500 €

Beneficiando de uma campanha promocional no valor de 6000 euros, a versão híbrida plug-in do SUV-C da Kia, o Xceed, é proposta por um valor a partir de 35 500 euros.

Com um comprimento de 4,40 metros, largura de 1,83 metros, altura de 1,48 metros e distância entre-eixos de 2,65 metros alia o conforto de um SUV à manobrabilidade de um hatchback compacto, numa combinação entre comportamento dinâmico, sentido prático e tecnologia avançada de segurança a conetividade.

O Xceed surgiu no mercado europeu em 2018 com o objetivo de preencher uma lacuna na gama da Kia na subcategoria do subsegmento dos SUV compactos e recebeu uma ligeira atualização em 2022, no design exterior e no habitáculo. 

A linha motriz do Xceed PHEV inclui um motor 1.6 GDi a gasolina que desenvolve uma potência de 105 cv às 5700 rpm e um binário máximo de 147 Nm às 4000 rpm, um motor elétrico síncrono de íman permanente que debita uma potência de 61 cv entre as 2330 e as 3000 rpm, uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades e uma bateria de polímero de iões de lítio com uma capacidade de 8,9 kWh. 

A autonomia anunciada em modo elétrico é de 59 quilómetros em ciclo urbano, sendo possível circular com emissões zero até uma velocidade máxima de 120 km/h, passando depois ao modo híbrido. O consumo oficial é de 1,4 litros nos primeiros 100 quilómetros, mas em condições reais fica mais perto dos dois litros. O Xceed beneficia de uma garantia de sete anos ou 150 mil quilómetros.

Kia Ceed Sportswagon 1.6 GDi PHEV Drive - 35 200 €

Ao abrigo de uma campanha promocional no valor de 5500 euros, a carrinha híbrida com bateria recarregável da Ceed está disponível a partir de 35 200 euros. Proposta num único nível de equipamento Drive destaca-se pelo seu design contemporâneo e dinâmico que inclui a emblemática grelha "nariz de tigre" que a torna instantaneamente reconhecível como um membro da família da Kia.

O Ceed Sporswagon apresenta um comprimento exterior de 4,60 metros, uma largura de 1,80 metros, uma altura de 1,47 metros e uma distância entre-eixos de 2,65 metros, permitindo oferecer um bom compromisso entre habitabilidade para cinco ocupantes e uma capacidade da bagageira de 437 litros.

A linha motriz híbrida plug-in é constituída por um motor atmosférico a gasolina de 1,6 litros e injeção direta, que desenvolve uma potência de 105 cv, e por um motor elétrico de 61 cv (44,5 kW), oferecendo uma potência combina de 141 cv. O sistema é gerido por uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades. Esta última possibilita a transferência da totalidade da potência de ambos os motores em paralelo, com perdas mínimas de energia.

A linha motriz inclui ainda uma bateria de 8,9 kWh que permite percorrer até 60 quilómetros em modo elétrico. O consumo de combustível anunciado para os primeiros cem quilómetros é de 1,5 litros, embora seja mais realista um valor real de 2,7 litros. Referência ainda para a garantia de sete anos ou 150 mil quilómetros.

MG EHS PHEV - 34 884€

Até final de setembro deste ano é possível encomendar o MG EHS Plug-In Hybrid Comfort pelo competitivo preço de 34 884 euros. Trata-se de um SUV de segmento C com um comprimento exterior de 4,57 metros, uma largura de 1,87 metros e uma altura de 1,66 metros.

A combinação entre distância entre-eixos de 2,72 metros e a sua cadeia cinemática permite disponibilizar um habitáculo bastante espaçoso, quer para as pernas quer para o tronco nos bancos traseiros. A bagageira, por sua vez, oferece um volume útil de 448 litros que pode ser ampliado para 1375 litros com o rebatimento dos assentos traseiros.

O MG EHS Plug-In está equipado com um motor turbo a gasolina de 1,5 litros com 162 cv e um motor elétrico com 122 cv (90 kW). A combinação de ambos permite oferecer um total de 284 cv (190 kW) e um binário de 480 Nm.

O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio que proporciona uma autonomia em modo elétrico de 52 quilómetros em ciclo WLTP. A eficiência elétrica é otimizado por sistema de travagem regenerativa. O depósito de gasolina, por seu lado, garante um alcance adicional de 500 quilómetros.