Conheça cinco modelos que já não vai poder comprar em 2025 porque a produção está a acabar. Muitas vezes conseguem-se fazer bons negócios, sobretudo se a rede de concessionários ainda tiver muitas unidades em stock.
Apesar de ainda estarmos quase a meio de março já se sabe que alguns modelos vão deixar de ser comercializados no mercado europeu até 2025. O seu ciclo de vida terminou e não têm sucessores.
Dois dos modelos que não terão continuidade são da Alfa Romeo. Tratam-se do Giulia Quadrifoglio e do Stelvio Quadrifoglio. Outra marca da Stellantis a deixar de comercializar um dos seus modelos mais conhecidos é a Maserati, que decidiu a acabar com o Ghlibli.
Mas não é só nos modelos topo de gama que se assiste a este fenómeno, já que no segmento dos utilitários vai desaparecer um dos veículos mais emblemáticos: o Mitsubishi Space Star.
Quem está à procura de um bom negócio, esta poderá ser uma boa altura para comprar, até porque os modelos já atingiram a sua plena maturidade em termos de produto.
Será de referir que esta lista deverá continuar a aumentar, já que as marcas têm vindo a acelerar o processo de substituição de modelos de combustão por eletrificados.
1. Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio
A gama de elevadas prestações Quadrifoglio da Alfa Romeo está de despedida, pelo menos por agora. A marca italiana está a descontinuar o Giulia Quadrifoglio com motor a gasolina em 2024, mas correm rumores que nos próximos anos poderás regressar uma versão desportiva de elevadas prestações com motorização elétrica ou híbrida.
2. Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio
A marca italiana também vai acabar com o Stelvio Quadrifoglio. O SUV de elevado desempenho com motor V6 de 2,9 litros com 520 cv não vai chegar a 2025 porque a Alfa Romeo está num processo de transição de veículos desportivos com motor de combustão para elétricos a bateria.
3. Maserati Ghibli
Após 11 anos de presença no mercado, a atual geração do Maserati Ghibli será descontinuada em 2024. À medida que a Maserati avança para a eletrificação, o datado Ghibli poderá ser substituído no futuro por um modelo elétrico ou híbrido.
4. Mitsubishi Space Star
O pequeno citadino da Mitsubishi recebeu a sua declaração de óbito em 2022 no seu país, mas ainda continuou a ser comercializado noutros mercados. Com um preço de venda ao público a parttir de 17 210 euros, o Space Star é um dos modelos mais acessíveis que está à venda no nosso país, estando equipado com um motor a gasolina de três cilindros de 1,2 litros, que desenvolve uma potência de 80 cv.
5. Mini Clubman
De despedida do mercado está igualmente o Mini Clubman. O fim da produção deste modelo foi assinalado com o lançamento de uma nova edição especial, denominada, precisamente, 'Final Edition', limitada a 1969 unidades e todas numeradas. Aquele número remete para o ano em que o Clubman foi introduzido pela primeira vez na gama da Mini. Para marcar a diferença apresenta uma decoração sofisticada, refinada e exclusiva.