Procura carro? Eis os cinco mild-hybrid mais acessíveis em Portugal

Marcas estão a desenvolver motorizações híbridas suaves ou mild-hybrid e aqui revelamos quais são as cinco mais acessíveis em Portugal

Com o objetivo de baixar o consumo e as emissões de dióxido de carbono, as marcas estão a desenvolver motorizações híbridas suaves ou mild-hybrid e aqui revelamos quais são as cinco mais acessíveis em Portugal para quem, naturalmente, é mais sensível ao preço de aquisição.

Na transição para a eletrificação, a tecnologia híbrida suave ou "mild hybrid" (MHEV) consiste numa solução relativamente simples e eficiente para reduzir o consumo de combustível e consequentemente as emissões de gases de escape em comparação com o mesmo tipo de motorização convencional.

O sistema híbrido suave ou micro-híbrido resulta da combinação entre um motor de combustão, a gasolina ou a gasóleo, com um motor elétrico e uma pequena bateria, com capacidade, consoante os modelos, de 12V a 48V, onde é armazenada a energia recuperada durante as desacelerações.

Neste sistema, o veículo nunca circula em modo cem por cento elétrico porque o motor elétrico é alimentado pela bateria de baixa potência que serve apenas para assistir o motor de combustão para uma potência acrescida.

Aquela energia é depois utilizada nos arranques, estacionamento, condução a baixa velocidade, apoio à aceleração e alimentar os sistemas auxiliares quando o motor de combustão é desligado pelo sistema Start-Stop. Na prática, a função do sistema é garantir uma maior eficiência em termos de combustível e reduzir a emissão de gases poluentes para a atmosfera.

Conheça as cinco propostas mais acessíveis no mercado nacional dotadas com sistema híbrido suave ou "mild-hybrid", ordenadas de forma ascendente.

Mazda 2 E-Skyactiv Center-Line G 75 cv - 20 994€

O Mazda 2 é o modelo de acesso da marca japonesa, com comprimento de 4,06 metros e cinco lugares. O motor a gasolina atmosférico de quatro cilindros de 1,5 litros está associado a um alternador que também serve de motor de arranque e está ligado ao propulsor através de uma correia.

Nas paragens o motor desliga-se e fica desligado por mais tempo, porque só volta a arrancar quando se larga o pedal do travão e não quando se carrega na embraiagem. Depois, fá-lo com uma enorme suavidade e silêncio, sem o típico ruído de motor-de-arranque tradicional.

Na versão de acesso com motorização de 75 cv e nível de equipamento Center-Line, este modelo da Mazda está disponível a partir de 20 994 euros. O consumo médio homologado é de 44 litros, permitindo percorrer até 800 quilómetros entre abastecimentos.

Suzuki Swift 1.2 SMT Mild-Hybrid S1 - 19 608€

Citadino compacto com comprimento exterior de 3,89 metros e carroçaria de cinco portas. o Suzuki Swift é um dos modelos mais emblemáticos da marca japonesa na Europa. Apesar de já ter lançado a quarta geração no nosso país, a Suzuki continua a disponibilizar a anterior no mercado nacional, que no nível de equipamento GLE e motor atmosférico de 1,2 litros de 83 cv com tecnologia híbrida suave está disponível, até final de setembro por 19 608 euros.

O sistema híbrido suave inclui o gerador ISG (Integrated Starter Generator) que cumpre várias funções para otimizar o consumo de combustível e as emissões, e também uma pequena bateria de lítio de 10Ah.

O ISG também funciona como motor de arranque e auxilia a unidade térmica durante o arranque ou quando o condutor acelera, de forma a otimizar o consumo de combustível e proporcionar um maior rendimento. Em fases de travagem e desaceleração a função regenerativa utiliza a energia produzida para gerar eletricidade e recarregar as baterias.

Suzuki Ignis 1,2 Mild Hybrid GLE - 19 387€

Pequeno crossover com um comprimento exterior de 3,7 metros, o Suzuki Ignis é proposto com uma motorização híbrida ligeira em associação com o motor a gasolina de 1,2 litros de 83 cv. Este sistema mild-hybrid foi otimizado para melhorar a eficiência, permitindo à marca anunciar um consumo médio de 5,4 l/100 km.

A mais recente geração do Ignis foi lançada em 2020, distinguindo-se pelo design exterior original e interior revisto que reforça o seu caráter de SUV. Os plásticos interiores e a perceção geral de qualidade são alguns dos pontos a melhorar neste modelo. A bagageira também é limitada, com apenas 260 litros de capacidade.

O equipamento completo, o design original, o ambiente interior agradável são os principais argumentos deste pequeno crossover. Os plásticos interiores e a perceção geral de qualidade são alguns dos pontos a melhorar neste modelo. A bagageira também é limitada, com apenas 260 litros de capacidade.

A versão de acesso GLE está disponível, com campanha em vigor até 30 de setembro, a partir de 19 387 euros.

Fiat 500 1.0 Hybrid 70 cv - 17 972€

O eterno Fiat 500 ganhou uma versão híbrida suave, baseada num motor a gasolina de três cilindros de 1,0 litros, aliado a um motor elétrico BSG (Belt-Integrated Starter Generator) de 12 volts e uma pequena bateria de iões de lítio com capacidade de 11 Ah.    

Como sucede com a maioria dos microhíbridos, o sistema BSG armazena na bateria a energia recuperada durante as travagens e as desacelerações, que depois é utilizada para apoiar a aceleração ou fornecer energia aos sistemas auxiliares quando o motor é desligado pelo sistema Start & Stop.

O motor atmosférico a gasolina desenvolve uma potência de 70 cv e um binário de 92 Nm, estando acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, que assegura prestações honestas e uma condução suave, designadamente em ambiente urbano.

O Fiat 500 1.0 Hybrid tem no preço um dos seus fortes argumentos, estando disponível a partir de 17 972 euros.

Fiat Panda 1.0 Hybrid 70 cv - 16 990€ 

O pequeno Panda continua a ser a versão de entrada na gama da Fiat. Disponível apenas na carroçaria de cinco portas e com um comprimento de 3,65 metros, é um dos automóveis mais práticos do segmento, oferecendo um espaço interior e uma bagageira bastante aproveitável. 

O Fiat Panda está disponível numa motorização híbrida suave, que que alia um motor a gasolina de três cilindros de 1,0 litros a um motor elétrico BSG (Belt-Integrated Starter Generator) de 12 volts e uma pequena bateria de iões de lítio com capacidade de 11 Ah.   O motor 1.0 FireFly Hybrid está associado a uma versão evoluída da caixa manual de seis velocidades, com uma sexta relação especificamente escalonada para a economia. 

Em termos de prestações, a marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 14,7 segundos e uma velocidade máxima de 155 km/h. O consumo médio homologado em ciclo WLTP é de 5,3 l/100 km. Disponível a partir de 16 990 euros e o preço de venda ao público é atualmente o campeão dos micro-híbridos.

 

Com o objetivo de baixar o consumo e as emissões de dióxido de carbono, as marcas estão a desenvolver motorizações híbridas suaves ou mild-hybrid e aqui revelamos quais são as cinco mais acessíveis em Portugal para quem, naturalmente, é mais sensível ao preço de aquisição.

Na transição para a eletrificação, a tecnologia híbrida suave ou "mild hybrid" (MHEV) consiste numa solução relativamente simples e eficiente para reduzir o consumo de combustível e consequentemente as emissões de gases de escape em comparação com o mesmo tipo de motorização convencional.

O sistema híbrido suave ou micro-híbrido resulta da combinação entre um motor de combustão, a gasolina ou a gasóleo, com um motor elétrico e uma pequena bateria, com capacidade, consoante os modelos, de 12V a 48V, onde é armazenada a energia recuperada durante as desacelerações.

Neste sistema, o veículo nunca circula em modo cem por cento elétrico porque o motor elétrico é alimentado pela bateria de baixa potência que serve apenas para assistir o motor de combustão para uma potência acrescida.

Aquela energia é depois utilizada nos arranques, estacionamento, condução a baixa velocidade, apoio à aceleração e alimentar os sistemas auxiliares quando o motor de combustão é desligado pelo sistema Start-Stop. Na prática, a função do sistema é garantir uma maior eficiência em termos de combustível e reduzir a emissão de gases poluentes para a atmosfera.

Conheça as cinco propostas mais acessíveis no mercado nacional dotadas com sistema híbrido suave ou "mild-hybrid", ordenadas de forma ascendente.

Mazda 2 E-Skyactiv Center-Line G 75 cv - 20 994€

O Mazda 2 é o modelo de acesso da marca japonesa, com comprimento de 4,06 metros e cinco lugares. O motor a gasolina atmosférico de quatro cilindros de 1,5 litros está associado a um alternador que também serve de motor de arranque e está ligado ao propulsor através de uma correia.

Nas paragens o motor desliga-se e fica desligado por mais tempo, porque só volta a arrancar quando se larga o pedal do travão e não quando se carrega na embraiagem. Depois, fá-lo com uma enorme suavidade e silêncio, sem o típico ruído de motor-de-arranque tradicional.

Na versão de acesso com motorização de 75 cv e nível de equipamento Center-Line, este modelo da Mazda está disponível a partir de 20 994 euros. O consumo médio homologado é de 44 litros, permitindo percorrer até 800 quilómetros entre abastecimentos.

Suzuki Swift 1.2 SMT Mild-Hybrid S1 - 19 608€

Citadino compacto com comprimento exterior de 3,89 metros e carroçaria de cinco portas. o Suzuki Swift é um dos modelos mais emblemáticos da marca japonesa na Europa. Apesar de já ter lançado a quarta geração no nosso país, a Suzuki continua a disponibilizar a anterior no mercado nacional, que no nível de equipamento GLE e motor atmosférico de 1,2 litros de 83 cv com tecnologia híbrida suave está disponível, até final de setembro por 19 608 euros.

O sistema híbrido suave inclui o gerador ISG (Integrated Starter Generator) que cumpre várias funções para otimizar o consumo de combustível e as emissões, e também uma pequena bateria de lítio de 10Ah.

O ISG também funciona como motor de arranque e auxilia a unidade térmica durante o arranque ou quando o condutor acelera, de forma a otimizar o consumo de combustível e proporcionar um maior rendimento. Em fases de travagem e desaceleração a função regenerativa utiliza a energia produzida para gerar eletricidade e recarregar as baterias.

Suzuki Ignis 1,2 Mild Hybrid GLE - 19 387€

Pequeno crossover com um comprimento exterior de 3,7 metros, o Suzuki Ignis é proposto com uma motorização híbrida ligeira em associação com o motor a gasolina de 1,2 litros de 83 cv. Este sistema mild-hybrid foi otimizado para melhorar a eficiência, permitindo à marca anunciar um consumo médio de 5,4 l/100 km.

A mais recente geração do Ignis foi lançada em 2020, distinguindo-se pelo design exterior original e interior revisto que reforça o seu caráter de SUV. Os plásticos interiores e a perceção geral de qualidade são alguns dos pontos a melhorar neste modelo. A bagageira também é limitada, com apenas 260 litros de capacidade.

O equipamento completo, o design original, o ambiente interior agradável são os principais argumentos deste pequeno crossover. Os plásticos interiores e a perceção geral de qualidade são alguns dos pontos a melhorar neste modelo. A bagageira também é limitada, com apenas 260 litros de capacidade.

A versão de acesso GLE está disponível, com campanha em vigor até 30 de setembro, a partir de 19 387 euros.

Fiat 500 1.0 Hybrid 70 cv - 17 972€

O eterno Fiat 500 ganhou uma versão híbrida suave, baseada num motor a gasolina de três cilindros de 1,0 litros, aliado a um motor elétrico BSG (Belt-Integrated Starter Generator) de 12 volts e uma pequena bateria de iões de lítio com capacidade de 11 Ah.    

Como sucede com a maioria dos microhíbridos, o sistema BSG armazena na bateria a energia recuperada durante as travagens e as desacelerações, que depois é utilizada para apoiar a aceleração ou fornecer energia aos sistemas auxiliares quando o motor é desligado pelo sistema Start & Stop.

O motor atmosférico a gasolina desenvolve uma potência de 70 cv e um binário de 92 Nm, estando acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, que assegura prestações honestas e uma condução suave, designadamente em ambiente urbano.

O Fiat 500 1.0 Hybrid tem no preço um dos seus fortes argumentos, estando disponível a partir de 17 972 euros.

Fiat Panda 1.0 Hybrid 70 cv - 16 990€ 

O pequeno Panda continua a ser a versão de entrada na gama da Fiat. Disponível apenas na carroçaria de cinco portas e com um comprimento de 3,65 metros, é um dos automóveis mais práticos do segmento, oferecendo um espaço interior e uma bagageira bastante aproveitável. 

O Fiat Panda está disponível numa motorização híbrida suave, que que alia um motor a gasolina de três cilindros de 1,0 litros a um motor elétrico BSG (Belt-Integrated Starter Generator) de 12 volts e uma pequena bateria de iões de lítio com capacidade de 11 Ah.   O motor 1.0 FireFly Hybrid está associado a uma versão evoluída da caixa manual de seis velocidades, com uma sexta relação especificamente escalonada para a economia. 

Em termos de prestações, a marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 14,7 segundos e uma velocidade máxima de 155 km/h. O consumo médio homologado em ciclo WLTP é de 5,3 l/100 km. Disponível a partir de 16 990 euros e o preço de venda ao público é atualmente o campeão dos micro-híbridos.