Procura um EV mais acessível? Eis cinco propostas abaixo dos 30 mil euros

Numa altura em que a oferta cresce todos os dias, embora a preços elevados, propomos-lhe cinco eléctricos com preços abaixo dos 30 mil euros.

Ainda que os carros eléctricos continuem a ser significativamente mais caros do que os seus irmãos a gasóleo e a gasolina, aos poucos, a diferença vai-se esbatendo. Aliás, é mesmo caso para dizer que existem cada vez mais excepções, conforme demonstram os cinco eléctricos com preços abaixo dos 30 mil euros que aqui lhe trazemos!

Zonas de emissões reduzidas, manutenção menos frequente, preocupação com o Meio Ambiente. Estas são algumas das principais razões para dar o passo em frente na compra de uma viatura eléctrica.

Passo para o qual contribui, ainda, o facto de existirem cada vez mais postos de carregamentos, os valores de autonomia dos próprios carros continuarem a crescer, além das evoluções em todos os outros aspectos, já previstos para os próximos anos.

Apesar da oferta crescer todos os dias, os veículos eléctricos continuam, ainda, com um preço substancialmente mais alto do que os seus congéneres com motores de combustão
Apesar da oferta crescer todos os dias, os veículos eléctricos continuam, ainda, com um preço substancialmente mais alto do que os seus congéneres com motores de combustão

No entanto e apesar destes aspectos mais "fluorescentes", a verdade é certo que os eléctricos continuam a apresentar preços significativamente acima das opções equivalentes, com motores de combustão interna. Revelando, neste capítulo, uma evolução lenta, mas que já permite encontrar algumas opções abaixo da fasquia psicológica dos 30 000 euros.

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Assim, fomos à procura dos cinco eléctricos mais baratos do mercado, com preços abaixo dos tais 30 mil euros, alguns deles, diga-se, já bem capazes de transportar confortavelmente a família, assim como respectivas bagagens, não apenas nas deslocações do dia-a-dia, como também nos passeios de fim-de-semana. Descubra-os!

Peugeot e-208

A partir de 28970 / Autonomia: 340 km / 100 kW (136 cv), Bateria de 50,0 kWh

Lançado em 2019, o Peugeot e-208 foi muito bem aceite pelo mercado, com 25% das primeiras encomendas do modelo a dizerem respeito à versão eléctrica – a marca francesa esperava apenas 10%.

Não é para admirar. Com um motor eléctrico que produz 136 cv, o e-208 tem performances ao nível de algumas versões desportivas e, no nosso ensaio de 2021, foi capaz de uma média de 15,2 kWh/100 km. Este valor, abaixo do anunciado pela marca, permitiria uma autonomia acima dos 340 quilómetros.

Peugeot e-208
Peugeot e-208

Apesar de menos ágil que os irmãos a gasolina e a gasóleo, no resto é um verdadeiro 208: exibe design apelativo, um bom compromisso entre comportamento e conforto, habitabilidade razoável e bons acabamentos. Sendo que, nesta versão, não há ruído, o binário está disponível desde o arranque, e os custos de utilização são baixos.

O maior defeito? O preço! Isto, porque, para ficar abaixo dos 30 000 euros, terá de optar pela versão Active, menos atractiva e pior equipada.

Fiat 500e

A partir de 24.800 € / Autonomia: 257 km / 70 kW (95 cv), Bateria de 23,7 kWh

Um dos modelos que mais confortavelmente vivia com os motores de combustão interna, o Fiat 500 foi obrigado a actualizar-se.

Esta geração, um pouco maior do que a anterior, tem também um posicionamento mais exclusivo, o que ajuda a explicar o preço algo elevado, para um citadino de entrada de gama.

Fiat 500e. Foto: Turbo
Fiat 500e. Foto: Turbo

Apesar do espaço interior e a mala (de apenas 185 L) serem, precisamente, os de um carro pequeno, houve uma evolução notória na qualidade dos materiais. Também o motor eléctrico de 95 cv permite (ainda) mais desembaraço no meio do trânsito.

Este não será o 500e mais equipado, visto tratar-se da versão Action. Porém, por 27.450 euros já conseguirá chegar à versão Red, que adiciona o chamativo ecrã de 10,25 polegadas e o AC automático, entre outros.

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Autonomia superior aos 257 km desta versão? Só mesmo na versão Icon, que conta ainda com mais 23 cv, mas fica 300 euros acima do nosso orçamento.

Renault Twingo Electric

A partir de 23.344.99 € / Autonomia: 190 km / 60 kW (82 cv), Bateria de 21,4 kWh

Fruto da parceria entre a Renault e a Mercedes-Benz (da qual saiu também o Smart ForTwo), a 3ª geração do Renault Twingo continua a ser perfeita para a cidade.

Apesar do acesso ao habitáculo ser razoável, graças às 5 portas, o espaço interior é só suficiente. Já a mala, com 240 L de capacidade, é bastante boa para um citadino, graças ao facto de as baterias ficarem debaixo da zona dos bancos dianteiros.

Com pouco mais de 3,6 metros de comprimento e capaz de fazer inversão de marcha em 8,6 metros (aproximadamente duas faixas de rodagem), o Twingo é um carro facílimo de conduzir e de estacionar.

O motor de 82 cv ajuda neste à vontade, pecando apenas pela baixa autonomia proporcionada pela bateria de 21,4 kWh – 190 km, um valor ainda assim adequado, para um citadino.

Smart EQ ForTwo

A partir de 23.160 € / Autonomia: 133 kms / 60 kW (82 cv), Bateria de 17,6 kWh

Como foi mencionado atrás, o Smart Fortwo nasce de uma parceria da qual resultou também o Renault Twingo. Mas nem por isso se trata apenas de outra versão do mesmo carro.

Apesar do EQ Fortwo apresentar exactamente o mesmo motor eléctrico de 82 cv, o peso inferior do modelo alemão permite um arranque ainda mais forte, com a marca a anunciar 0-100 km/h em 11,6s (face aos 12,8s do Twingo).

Smart EQ Fortwo
Smart EQ Fortwo

Ou seja, o EQ Fortwo é mais rápido e mais pequeno, tornando-se numa proposta ainda mais focada no meio urbano.

Por outro lado, só tem dois lugares e a bateria, com 17,6 kW, é mais pequena, não permitindo uma autonomia acima dos 133 km.

No que toca ao preço, o EQ Fortwo só custa, aproximadamente, menos 200 euros do que o Twingo.

Dacia Spring

A partir de 17.300 € / Autonomia: 230 kms / 33 kW (44 cv) / Bateria de 27,4 kW

Deixámos para o fim a opção mais barata e a única que fica abaixo dos 20 000 euros.

O Dacia Spring é um SUV feito para a cidade que, em linha com a filosofia da marca romena, oferece apenas o essencial para desempenhar as suas funções, e nada mais.

Dacia Spring. Foto: Turbo
Dacia Spring. Foto: Turbo

Se por um lado o interior não tem materiais de grande qualidade, não sendo sequer possível ajustar o volante em altura, o Spring não abdica, ainda assim, de um sistema multimédia, uma estética jovial com vários toques de irreverência, e, uma habitabilidade surpreendentemente boa.

O motor eléctrico é o menos potente destas cinco propostas, com o citadino romeno a não fazer melhor do que 19,1s de 0-100 km/h e 125 km/h, mas que chega para terreno puramente citadino.

Por outro lado, conta com uma bateria de 27,4 kWh (a segunda maior desta lista), a qual garante uma autonomia de 230 km em ciclo combinado.

Nota final: Importa referir que, nenhum dos preços destes cinco eléctricos, inclui incentivos do Estado, de forma a conseguirem ficar abaixo do patamar dos 30 mil euros. Solução que, a ser aplicada, obrigaria forçosamente ao alargamento do número de modelos presentes nesta lista, por exemplo, a modelos como o Renault Zoe ou até mesmo o Nissan Leaf.