O tribunal federal alemão deu autorização às cidades para proibirem a circulação de carros Diesel nas zonas mais poluídas, uma decisão que pode recair sobre 12 milhões de viaturas. À medida germânica juntou-se Roma, que planeia interditar o acesso dos automóveis a gasóleo ao centro da cidade a partir 2024. As viaturas Diesel que emitem mais poluição podem deixar de circular em zonas de Dusseldorf e Estugarda, se estas cidades, duas das mais poluídas da Alemanha, assim o entenderem. A decisão foi tomada pelo tribunal federal administrativo de Leipzig esta terça feira e abre um precedente para que outras cidades do país adotem as mesmas medidas. Estima-se que a decisão abranja 12 milhões de viaturas. Os tribunais locais das cidades referidas já tinham introduzido proibições, posteriormente alvos de pedidos de recurso pelos estados de Bade-Vurtemberga e Renânia do Norte-Vestfália. Em causa estão os níveis das emissões de óxido de nitrogénio (NOx), que motivaram a organização ambiental Deutsche Umwelthilfe (DUH) a mover processos em tribunal. "É um belo dia para o ar puro na Alemanha", referiu Jürgen Resch, responsável da DUH, em reação à deliberação do tribunal federal. Leia também: Londres lança nova tarifa aos carros mais poluentes A abertura de precedentes desta decisão pode não se cingir à Alemanha - inclusivamente as repercussões já se observam noutros países como a Itália. Em Roma, uma das cidades europeias mais congestionadas pelo trânsito, Virginia Raggi, presidente da Câmara de Roma, anunciou que o centro da cidade vai ser uma zona restrita à circulação de viaturas Diesel a partir de 2024. A poluição do ar está, inclusive, a danificar monumentos históricos. A autarca utilizou as redes sociais para declarar que "a partir de 2024 será interdito utilizar viaturas a Diesel no centro de Roma". Recorde-se que o Reino Unido decretou medidas contra o Diesel e a gasolina, tal como a França anunciou a morte dos veículos de combustão.Os efeitos dos prenúncios que vaticinam um futuro negro para o gasóleo começam-se a sentir. Na primeira metade de 2017, venderam-se mais carros a gasolina do que os Diesel, uma tendência que se estima que irá acentuar-se, sobretudo considerando a chegada dos elétricos.