WLTP. Contamos-lhe tudo o que precisa de saber

Sabe o que é o ciclo WLTP? Para que serve e quais as diferenças para o anterior NEDC? Se tem dúvida, então, este texto foi feito a pensar em si.

Sabe o que é o "Worldwide harmonized Light-duty vehicles Test Procedure", também conhecido por WLTP? E, já agora, para que serve e quais são as principais diferenças para o anterior NEDC? Se tudo isto é novo para si, mas sempre teve a curiosidade de tentar perceber o que é isto do ciclo WLTP, então, este texto foi escrito a pensar especificamente em si. Aproveite!

Comecemos pelo básico: WLTP são as siglas de "Worldwide harmonized Light-duty vehicles Test Procedure", um ciclo de homologação de emissões e consumos que substituiu, em setembro de 2018, o ciclo NEDC.

Este novo ciclo foi desenvolvido pela Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa e atualmente está em vigor em todos os países membros da União Europeia, bem como no Reino Unido, Israel, Suíça, Turquia, India, Coreia do Sul e no Japão.

Em relação ao ciclo NEDC, o WLTP tem provas mais extensas e exigentes, e, além disso, tem em conta outros fatores relevantes. Pelo que os valores de consumo obtidos, estão mais próximos da realidade.

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Não obstante, o ciclo WLTP continua a ser executado integralmente em laboratório, razão por que os resultados ainda estão desfasados dos consumos reais.

As provas

Para obter os valores de consumo e das emissões de dióxido de carbono, são feitas quatro provas seguidas, mas com resultados independentes.

Estas provas têm o nome de lento, médio, rápido e muito rápido, e cada uma delas passa por distintas fases (aceleração, desaceleração e travagem).

Vejamos as caraterísticas de cada uma das provas:

LENTO
Distância: 3095 metros
Tempo: 9 minutos e 50 segundos com 3 paragens de 52 segundos cada (num total soma 2 minutos e 36 segundos)
26,5% do total do ciclo de homologação
Velocidade média: 18,9 km/h

MÉDIO
Distância 4756 metros
Tempo: 7 minutos e 10 segundos com 1 paragem de 48 segundos com uma velocidade máxima de 76.6 km/h
Velocidade média:39,8 km/h.

RÁPIDO
Distância: 7158 metros
Tempo: 7 minutos e 40 segundos com uma paragem de 209 segundos e uma velocidade máxima de 97,4 km/h
Velocidade média: 56 km/h

MUITO RÁPIDO
Distância: 8254 metros
Tempo: 5 minutos e 20 segundos com uma paragem de 7 segundos com picos de velocidade de 131,3, 125 e 100 km/h
Velocidade média: 92,9 km/h

As diferenças face ao NEDC

Estas provas contemplam uma série de fatores novos, em relação ao ciclo NEDC:

1.Realizam-se de forma individual com as versões mais pesadas e mais ligeiras de cada veículo ou as que têm um melhor ou um pior fator de resistência aerodinâmico, o tal Cx.A. Posteriormente aplica-se aos dados obtidos uma fórmula de ponderação que serve para determinar com precisão o efeito que o equipamento tem sobre o consumo de cada versão (quanto mais equipamento ou pior desempenho aerodinâmico, maior é o consumo e as emissões).

2. A seleção das mudanças nas transmissões manuais varia consoante as caraterísticas de cada motor em concreto e as relações de transmissão (um algoritmo determina o momento exato com base no pesoi do carro ou a curva de potência do motor). Nas transmissões automáticas deixa-se que a gestão eletrónica eleja a relação mais indicada para cada momento.

3. A temperatura das instalações onde se realiza os testes é de 23 graus e a do habitáculo, 14 graus.

4. A distância total soma 23,26 km com os anteriores 11,07 km do ciclo NEDC a uma média de 46,6 km/h (33,6 km/h no NEDC) enquanto a velocidade de pico é de 131 km/h (120 km/h no NEDC). O tempo total de prova é de 30 minutos contra 19 minutos e 40 segundos no ciclo anterior.

As diferenças, em cada das provas, entre WLTP e NEDC
As diferenças, em cada das provas, entre WLTP e NEDC