Um protótipo 100% elétrico terá estado na origem de um incêndio que despontou no Centro Técnico da Chrysler, instalação que integra o quartel-general da Stellantis América do Norte, em Auburn Hills, Michigan. Um incidente de efeitos ainda desconhecidos, numa altura em que as marcas norte-americanas do grupo estão a desenvolver novos modelos elétricos…
Ocorrido há cerca de um mês, o incidente teve agora mais alguns dados conhecidos, nomeadamente, o local onde o fogo surgido - um protótipo secreto de veículo elétrico, que se encontrava no Chrysler Tech Center.
Segundo o relatório do Corpo de Bombeiros de Auburn Hills, o protótipo em questão estava estacionado num elevador e teve de ser retirado das instalações com recurso a uma empilhadora, noticia o site Carscoops.
"As equipas [de bombeiros] chegaram até ao veículo e encontraram um fogo ativo na parte inferior do veículo e sob o capot", refere o relatório, segundo o Crain´s Detroit, acrescentando que , embora a causa do incêndio não seja ainda clara, "os trabalhadores presentes no momento do incidente afirmaram que o veículo apresentava um problema não especificado relacionado com o líquido refrigerante".
Ainda segundo os bombeiros, o incêndio não causou qualquer ferido ou danos no edifício, tendo já sido considerado como não intencional. O que também leva a crer que, na origem do fogo, poderá ter estado um mau funcionamento das baterias.
LEIA TAMBÉM
Tesla, Ford e GM podem acabar com padrão CCS na América do Norte
De resto, estes componentes continuam a ser um dos principais motivos de preocupação, para os fabricantes automóveis, nos veículos elétricos, devido à energia que pode ser gerada pelas células. Sendo que, quando surgem, estes fogos são, geralmente, muito difíceis de extinguir.
Quanto ao protótipo, é ainda desconhecido o tipo de veículo que se tratava, até porque são várias as marcas norte-americanas do grupo Stellantis que se encontram a desenvolver novas propostas elétricas. Todas elas, baseadas nas novas arquitecturas STLA.
A Chrysler, por exemplo, está, segundo as mesmas fontes, a trabalhar num novo crossover elétrico, baseado no já conhecido concept Airflow, enquanto a RAM tem estado centrada no desenvolvimento de uma pickup 100% elétrica.
Já a Dodge, tem vindo a trabalhar num novo 'muscle car' totalmente elétrico e que terá por base o concept Charger Daytona SRT Banshee.