Sempre teve a curiosidade de saber quanto custa manter um hiperdesportivo, como é o caso, por exemplo, do novíssimo Bugatti Chiron Pur Sport? Então, vai gostar de saber que a resposta está já aqui, nas próximas linhas. Confirmando que, comprar um Bugatti, implica muito mais - mas, mesmo, muito mais!... - do que o "mero" investimento feito na compra!
A verdade é que, mesmo sem saber os números reais, a maior parte dos apaixonados por automóveis tem já consciência de que, comprar um hiperdesportivo, como é o caso de um Bugatti, é, invariavelmente, sinónimo, de, muito mais, que o (elevado) valor despendido na aquisição.
Pelo contrário, comprar um Bugatti, significa, também, um assumir de despesas certas, mesmo quando se trata de um simples investimento, em que o proprietário nem sequer pensa conduzir. Sendo que, nos casos em que este pense fazer uma utilização regular do carro, muito maior passa a ser o investimento!
A confirmar, de resto, todas as ideias pré-feitas, surge, agora, um artigo no site Carscoops, em que é apontado um post na conta de Facebook de Muhammad Al Qawi Zamani. Um (endinheirado) cidadão malaio que, ao que parece, é um fã indefectível da Bugatti. E que, a residir atualmente em Singapura, aproveitou para indagar, junto da marca francesa, sobre os custos de manutenção do novo Chiron Pur Sport. Modelo cujo preço de aquisição ultrapassa os 2,5 milhões de euros.
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Obtida a informação, Zamani decidiu, então, detalhar os custos de manter este hiperdesportivo de luxo, ao longo de um período de quatro anos, e a verdade é que a lista é tão longa, quanto onerosa. Mesmo quando e como é caso, os valores tiveram de passar por uma sucessão de conversões, após terem sido inicialmente fornecidos em Dólares de Singapura e convertidos, ainda no post, para Ringgits da Malásia. Seguindo-se a sua conversão para Euros.
Um equipa (cara) ao seu serviço
Esquecendo este "pormenor" e reportando-nos, mais uma vez, à publicação de Muhammad Al Qawi Zamani, uma proposta de manutenção feita segundo aquilo que está definido pela Bugatti e que passa, desde logo, pelo recurso a uma equipa de 10 mecânicos e engenheiros altamente treinados. Os quais, disponíveis 24 horas e sete dias por semana, viajam pelo mundo, para atender às necessidades de manutenção e revisão, das unidades Chiron e Veyron espalhadas pelo globo.
Assim e com uma primeira revisão/manutenção do Bugatti Chiron Pur Sport prevista ao fim de 14 meses ou 16 mil quilómetros, os técnicos da Bugatti começarão por substituir o óleo Castrol Edge Fluid Titanium Technology SAE 10W-60 e respectivo filtro, líquido refrigerante e 16 tomadas de drenagem. Tudo por um custo de 21.271€, a que há, ainda, que acrescer as taxas, mão-de-obra, transporte e custos de viagem.
Mas se acha o valor astronómico, então, o melhor é sentar-se, antes de continuar a ler: caso tenha necessidade de substituir os discos de travão em carbocerâmica e as respectivas pinças em titanium impressas em 3D, o custo será de 50.318€; mudar o óleo dos travões, cabos, e limpar os restantes componentes do sistema de travões, significa mais 50,316€. Sendo que, a cada 14 meses, terá, também, de substituir os aros, os quais custam 42.641€… o set completo.
Pneus a partir de 7 mil euros
No entanto e porque se trata de um hiperdesportivo, os pneus não podem ser descurados, pelo que os técnicos da Bugatti "exigem" que estes sejam mudados a cada 16 a 18 meses, podendo, no entanto, o cliente optar entre algumas soluções… todas elas caras!
Assim e caso prefira uma solução mais virada para o conforto, a Bugatti propõe uma escolha que varia entre o Pirelli Winter Sottozero 3, o Michelin Pilot Sport PAX e o Michelin Pilot Sport Cup 2 XL. Tudo isto, com a oferta a começar nos 6.822€, o set.
Contudo e se a preferência vai paa uma condução mais desportiva e envolvente, então, a recomendação são os Michelin Pilot Sport Cup 2R desenvolvidos especificamente para o Chiron Pur Sport, com dimensões 285/30 R20 à frente e 355/25 R21 atrás. Mas que são, também, "ligeiramente" mais caros - 35.735€.
Cuidados com o motor são mais baratos… ou quase
Felizmente, mais barato, surge a substituição dos quatro turbo Garrett, que a marca recomenda a cada entre 42 e 48 meses. Embora isso também signifique substituir os intercoolers, por mais 18.718€, assim como o tanque de combustível (37.437€) fabricado em borracha vulcanizada, várias camadas de tecidos e Kevlar, e afinar e calibrar o motor, por mais 24.391€.
Finalmente e porque azares acontecem, uma substituição de pára-brisas custa mais 51.169€, com a troca de escovas limpa pára-brisas a custar mais 3.240€! Sendo que, particularmente crítica, é a pintura do Chiron Pur Sport, que, no caso de ter de ser novamente aplicada, custará mais 47.071€. Razão pela qual a Bugatti recomenda que nunca se submeta o hiperdesportivo a uma qualquer lavagem automática, mas que, antes, se lave à mão e recorrendo a um equipamento especial. Cujo preço não foi, no entanto, revelado…
Assim e a terminar, recordar, apenas, que, ao adquirir um Bugatti Chiron Pur Sport, terá de fazer, durante os primeiros 4 anos, um total de três mudança de óleo, duas mudanças de pneus, a substituição do set completo de travagem, uma programação do motor, uma substituição dos quatro turnos e intercoolers, e a substituição do depósito de gasolina. Ou seja e somando tudo, 407.577 Euros em revisões e manutenções; também aqui, a acrescer, ainda, taxas, mão-de-obra, transporte e custos de viagem.
Não vai usar? É mais barato!
No entanto e caso ache o valor excessivo, saiba que também existe uma forma de tornar os custos baixos. Como? É, simplesmente, não usar o carro e mantê-lo na garagem, para apenas mostrar aos amigos.
Nesse caso e de acordo com as contas feitas por Muhammad Al Qawi Zamani, só precisará de dispender 89.337€ a cada 14 meses, para manter o seu Bugatti, um verdadeiro brinco!
A par disso, o malaio também garante que, dependendo da ligação que o cliente tiver à marca, os proprietários poderão beneficiar de até 30% de desconto em custos de manutenção, com Zamanin a defender, também, que é sempre preferível subscrever os quatro anos de garantia, ou até mesmo fazer o prolongamento da garantia, para 12 anos.
Quanto ao valor do seguro, dependerá do carro, dos opcionais que ostentar, da localização onde se encontrar e até do local onde fica guardado.
A terminar, salientar apenas que, embora todos os valores aqui inscritos possam parecer excessivamente altos, é preciso ter sempre em mente que estamos a falar de um dos mais exclusivos e luxuosos hiperdesportivos da atualidade. Posicionamento, aliás, bem patente nos mais de 2,5 milhões de euros que custa…