A utilização da impressão 3D a laser em materiais de elevada resistência, com processos com tecnologias de ponta, dá ao superdesportivo da Bugatti mais um recorde. Desta vez relativo às maiores pinças de travão do mundo … A Bugatti acaba de trazer mais um pouco de inovação para o Chiron, recorrendo a tecnologias oriundas da aviação e desporto motorizado para criar as maiores e mais resistentes pinças de travão do mundo. Forjada a partir de um só bloco de titânio, e cortada com lasers de 400 watts, é criada uma maxila de oito pistões com 41cm de comprimento. Este é sem dúvida um processo demorado e tecnológico, pois começa com a sobreposição de 2213 camadas de pó de titânio, posteriormente aquecidas a 700º durante 45 horas para criar um bloco sólido. Mas, para um carro que demora nove meses a produzir, o que são dois dias com as pinças de travão no forno… [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/01/01_3D-Druck_Bremssattel.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/01/02_3D-Druck_Bremssattel.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/03_FrankGoetzke.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/01/02_3D-Druck_Bremssattel-1111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/02_3D-Druck_Bremssattel-22222.jpg] As maiores pinças de travão do planeta representam não apenas capacidade extrema para deter o superdesportivo gaulês, suportando pressões de 125kg por milímetro, mas também ajudam a outro dos maiores focos no desenvolvimento dos modelos com este raro pedigree. Falamos do peso. Isto porque elas acusam apenas 2,9kg na balança, quase 50% a menos do que os 4,9 kg do mesmo componente mas fabricado em alumínio.
Veja como o Chiron pode resolver as falhas na eletricidade...
A produção destas pinças de travão a 3D anuncia também a futura aposta nesta forma de criação de peças, mais específica, para os modelos da marca. Esta é uma área em que a Bugatti vai abrir caminho para todo o grupo, como explicou o responsável pelas novas tecnologias da Bugatti, Frank Gotzke. "Todos podem, e devem beneficiar dos nossos projetos. Isto também faz parte do papel da Bugatti, como o laboratório de todo o grupo para a aplicação de tecnologias de ponta". Não deixa, no entanto, de ser irónico que a Bugatti acelere na impressão 3D através das maiores pinças de travão do planeta.
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A produção destas pinças de travão a 3D anuncia também a futura aposta nesta forma de criação de peças, mais específica, para os modelos da marca. Esta é uma área em que a Bugatti vai abrir caminho para todo o grupo, como explicou o responsável pelas novas tecnologias da Bugatti, Frank Gotzke. "Todos podem, e devem beneficiar dos nossos projetos. Isto também faz parte do papel da Bugatti, como o laboratório de todo o grupo para a aplicação de tecnologias de ponta". Não deixa, no entanto, de ser irónico que a Bugatti acelere na impressão 3D através das maiores pinças de travão do planeta.