Chineses "fintam" Bruxelas com exportação de híbridos

Os fabricantes chineses têm vindo a lançar modelos híbridos na Europa para ultrapassarem as tarifas impostas pela União Europeia à importações de elétricos e os resultados já começam a ser observados.

Os fabricantes chineses de automóveis estão a aumentar as exportações de veículos híbridos para a Europa e estão a planear lançar mais modelos para evitar as tarifas aplicadas aos veículos elétricos.

A legislação europeia procura proteger a indústria automóvel da invasão de elétricos chineses, mas a mesma não é aplicável aos veículos híbridos. Este buraco na lei está a ser vista como uma oportunidade pelos principais fabricantes chineses para prosseguirem a sua expansão na Europa.

Alguns fabricantes também estão a mudar a produção e a montagem para a Europa para beneficiarem de tarifas mais baixas.

“O aumento está relacionado com a mudança dos fabricantes chineses para veículos híbridos plug-in como forma de contornarem as novas tarifas comunitárias sobre veículos elétricos importados da China”, afirma Murtuza Ali, um analista da Counterpoint Research, em declarações ao Automotive News Europe.

Aquele analista acredita que as exportações de veículos híbridos chineses para a Europa deverão crescer este ano e ainda mais no próximo.

As tarifas até 45,3% sobre as importações de veículos elétricos chineses, que entraram em vigor no final de outubro para contrariar aquilo que a Comissão Europeia entende serem subsídios injustos que ajudaram a aumentar a capacidade de produção de três milhões de veículos elétricos na China, que é o dobro da dimensão do mercado da União Europeia.

Nova ameaça às marcas europeias

Os veículos híbridos estão a ganhar popularidade na Europa porque os consumidores os vêem como um compromisso mais acessível entre viaturas de combustão e elétricas. Entre julho e outubro, as exportações chinesas para a Europa deste tipo de viaturas mais do que triplicaram para 65 800 unidades face a período homólogo de 2023, invertendo uma tendência de quebra que se vinha a verificar no primeiro semestre deste ano e no ano anterior.

Com esta alteração, as exportações de veículos híbridos plug-in e híbridos convencionais passaram a representar 18% das vendas totais de veículos chineses na Europa no terceiro trimestre, duplicando dos 9% no primeiro trimestre. A proporção de exportações de veículos elétricos, porém, diminuiu de 62% para 58% no mesmo período.

A tendência parece continuar a ganhar força. Uma das consequências poderá ser a ameaça aos fabricantes europeus e japoneses que têm vindo a dominar o segmento dos híbridos plug-in.