Depois da berlina, a chinesa NIO prepara-se para reforçar a sua oferta no segmento D europeu, com a disponibilização da carrinha ET5 Touring. Proposta 100% elétrica que se assume como uma rival directa da futura BMW i5 Touring e cuja chegada aos mercados europeus deverá acontecer ainda em 2023.
A notícia foi avançada pela Automotive News Europe, com base em fontes internas da marca chinesa, apoiada igualmente em algumas fotos-espia feitas durante uma sessão fotográfica com o modelo, na Noruega. E a que se juntam, de resto, outras mais, feitas na China, onde a ET5 Touring já parece circular nas estradas do dia-a-dia.
Na Europa, a primeira carrinha da NIO deverá ser oficialmente apresentada já no próximo dia 15 de junho, acrescentou a Auto News.
Aliás e sobre a sua chegada ao Velho Continente, o próprio CEO da marca chinesa fundada em 2014, em Xangai, assume que o modelo terá sido desenvolvido especificamente para o mercado europeu, tendo resultado num "automóvel muito bonito", com "muito espaço interior, inclusive, para a cabeça", afirmou William Li.
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A NIO ET5 Touring, que também é apontada como uma rival directa da futura BMW i5 Touring, promete um comprimento de 4,79 metros, com 1,96 m de largura e praticamente 1,50 m de altura, além de uma distância entre eixos fixada nos 2,88 metros. Valores apurados, segundo a Automotive News, com base no pedido de registo feito pelo construtor junto das autoridades chinesas.
Quanto à motorização, é expectável que a carrinha recorra ao mesmo trem de força 100% elétrico já conhecido da berlina e que se traduz numa solução de duplo motor com tracção integral, a garantir uma potência combinada de 496 cv. Mas também e com a bateria de maior capacidade, com 100 kWh, uma autonomia acima dos 590 quilómetros, já segundo a norma WLTP.
A rondar os 50.000€… mais aluguer da bateria
Quanto ao preço, é previsível que venha ser ligeiramente mais elevado que o praticado na berlina, a qual, equipada com bateria de 75 kWh, orça os 47.500 euros na Alemanha, mais 168 euros/mês de aluguer da bateria. Sendo que, este pagamento mensal, garante, igualmente, o acesso à rede de estações de troca de baterias da marca chinesa.
Presente na Europa desde 2021, a NIO está hoje disponível nos mercados da Noruega, Suécia, Países Baixos, Dinamarca e Alemanha, sendo que, o objectivo passa por continuar a expansão para outros países do Velho Continente.