Depois da BYD. Já há mais um fabricante chinês a querer fabricar na Europa

Depois da BYD ter anunciado a construção da sua primeira fábrica na Europa, eis que outro fabricante chinês promete seguir-lhe os passos

Depois da BYD ter anunciado a intenção de construir a sua primeira fábrica de veículos ligeiros de passageiros na Hungria, eis que um outro fabricante automóvel chinês, a Chery Automobile, se prepara para, também ela, erigir uma fábrica na Europa. Embora e no caso deste último, sejam, não uma, mas duas!

Numa altura em que paira no ar a ameaça da União Europeia relativamente aos apoios dados pela China aos seus fabricantes automóveis, alguns dos principais construtores chineses procuram já soluções alternativas que lhes permitam colocar-se a salvo de impostos e taxas acrescidas. Por exemplo, passando a fabricar os modelos que pretendem vir a comercializar na Europa, em solo europeu.

O caso mais recente de um fabricante automóvel chinês a ponderar tal hipótese é a Chery, grupo automóvel que, além de uma marca em nome próprio, tem ainda a Omonda, a Jaleco e a Exlantrix. Todas elas, de resto, na calha para comercialização no Velho Continente.

Chery Tiggo 8 Pro
Chery Tiggo 8 Pro

Contudo e porque apenas possui linhas de produção na China, a Chery Automobile estará agora a considerar a possibilidade de construir, não uma, mas duas fábricas na Europa, avança o Financial Times.

De acordo com declarações do director da Chery no Reino Unido, Victor Zhang, à mesma publicação, o projecto passa por erigir uma fábrica neste último mercado e, uma outra, na Europa Continental. Sendo que, o objectivo é que ambas estejam totalmente operacionais antes do final da presente década.

LEIA TAMBÉM
Com três marcas! Chery Automobile prepara entrada na Europa ainda em 2023

Ainda segundo Zhang, a Chery pretende seguir o caminho de sucesso trilhado pelos sul-coreanos da Hyundai e da Kia, duas marcas que eram praticamente desconhecidas, no mercado britânico, no final da década de 1980, e que, hoje em dia, detêm quase 10% das vendas de automóveis no Reino Unido.