Milhões. Plug-in já representa metade do mercado da China

Na China, a venda de elétricos e eletrificados de carregamento externo segue de vento em popa, com os PHEV com um crescimento, em junho, 70%.

Numa altura em que a Europa e os Estados Unidos assistem a uma queda na procura de veículos elétricos (EV), na China, hoje em dia o maior mercado mundial de automóveis a novas energias, os veículos de carregamento externo parecem ir de vento em popa; em particular, os híbridos plug-in (PHEV), com um crescimento de 70% na procura, só em junho!

A notícia é avançada pelo site InsideEVs, com base em dados divulgados pela EV Volumes, sob a liderança do investigador José Pontes. Os quais revelam que a venda de automóveis elétricos de carregamento externo, híbridos plug-in incluídos, continua em franco crescimento, entre os consumidores chineses.

A sustentar este facto, os 857.904 automóveis de passageiros com sistema de carregamento externo registados na China, só durante o último mês de junho, e que representaram um crescimento de 23%, face ao mês homólogo de 2023.

Contudo, os dados também revelam que este crescimento tem como principal dinamizador, não os 100% elétricos, mas os híbridos plug-in (PHEV). Já que, enquanto os puramente elétricos cresceram apenas 1% (!), para cerca de 482.500 unidades (cerca de 55% do volume total de veículos de carregamento externo), os PHEV disparam 70%, para cerca de 393.000 unidades. Tornando-se, assim, cerca de 45% da totalidade das vendas de veículos novos com carregamento externo.

Um mercado de mais de 4,2 milhões… até junho

Demonstração, também, daquela que é a dimensão do atual mercado chinês, as estimativas feitas com base na quota de cada uma das soluções e que apontam para cerca de 2,55 milhões de automóveis elétricos novos, registados entre janeiro e junho (25% da quota de mercado). A par de 1,69 milhões de híbridos plug-in e que representam 18% da quota de mercado.

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Ao todo e segundo os mesmos dados, trata-se de um total de 4.269.398 de veículos elétricos e eletrificados de carregamento externo, os quais representaram, nos primeiros seis meses de 2024, 43% da quota de mercado.

Como referência, basta recordar que, em 2023, a China "consumiu" mais de oito milhões de automóveis de carregamento externo novos, o que, por si só, já representava uma subida de 46% face a 2022. Sendo que estes veículos representaram, igualmente, cerca de 37% da totalidade do mercado.

No entanto, em 2024, o ano promete ser ainda melhor, com as expectativas a apontarem - até por que é no segundo semestre que a maior parte das vendas ocorre - para que as vendas totais de automóveis elétricos e electrificados de carregamento externo cheguem aos 10 milhões de unidades.