Chery quer ser a 'cereja' dos SUV chineses

  O mercado automóvel chinês vai de vento em pompa e o mesmo sucede com as marcas chinesas, cada vez mais aptas a combater as históricas insígnias europeias e americanas, pelo menos no que ao estilo e equipamentos diz respeito. Já a segurança... Prova deste crescimento da indústria chinesa está na presença das marcas locais nos segmentos que interessam e nos principais salões europeus: o caso da Chery, que irá levar um SUV a Frankfurt. O novo modelo será o primeiro de uma linha global para todos os mercados em que está presente, assente na mensagem "Life in Motion" ou "Vida em Movimento". Um 'statement' destinado a um público jovem e urbano que procura "produtos sofisticados de alta qualidade", afirma James Hope, responsável pelo departamento de design. Os detalhes em cromado e luzes full LED são um dos exemplos dessa sofisticação, nem que seja na aparência. Planos ambiciosos Ainda sem se conhecer o seu nome, o novo SUV da Chery será também o precursor de um conjunto de SUV e crossover com os quais a marca espera atrair os consumidores europeus nos próximos anos, momento em que irá iniciar a venda dos seus veículos no Continente. A presença em Frankfurt servirá para se dar a conhecer e estudar canais de retalho e frotas, bem como estudar a implementação de um centro de investigação e desenvolvimento na Europa de modo a acelerar os seus planos de expansão global. Leia também: Renault-Nissan vai produzir elétricos na China A sustentar esta ambição estão os 1.2 milhões de unidades vendidas fora da China desde que a marca foi fundada, em 1997, número que tornam a Chery no maior exportador de veículos da China e ainda a primeira marca chinesa a ultrapassar os seis milhões de unidades vendidas. Detém o título de maior exportador de veículos chinês há 14 anos consecutivos. Só em 2016 exportou 100 mil de 700 mil unidades comercializadas, o que representa quase 30% de todos os veículos chineses exportados.