Com três marcas! Chery Automobile prepara entrada na Europa ainda em 2023

A chinesa Chery Automobile prepara-se para entrar na Europa, ainda em 2023, com, não uma, mas três marcas automóveis!

Numa altura em que são já várias as marcas chinesas com atividade na Europa, também a Chery Automobile, um dos fabricantes de maior destaque na indústria automóvel chinesa, se prepara para entrar no Velho Continente. E, neste caso, não com uma só marca... mas, três!

Com o mercado automóvel chinês a viver dias complicados, devido não só à forte concorrência entre fabricantes, mas também a uma contracção na procura de veículos, principalmente, elétricos, a Chery Automobile vira-se, agora, para além-fronteiras e, mais concretamente, para a Europa, como forma de atenuar, ou até mesmo contrariar, a diminuição nas vendas.

Segundo avança a agência noticiosa Reuters, o construtor chinês terá já delineado uma estratégia para sua entrada na Europa, a qual passará pela introdução nos mercados do Velho Continente, não de uma, mas de três marcas automóveis: a Omoda, a Jaecoo e a Exlantix.

A Chery Automobile é bem mais do que uma marca automóvel, contemplando, sim, vários emblemas, três dos quais deverão chegar, nos próximos anos, à Europa
A Chery Automobile é bem mais do que uma marca automóvel, contemplando, sim, vários emblemas, três dos quais deverão chegar, nos próximos anos, à Europa

Omoda escolhe Espanha

Começando pela Omoda, o objectivo é que inicie a sua implementação na Europa através do mercado espanhol e, muito provavelmente, ainda em 2023. Sendo que o modelo escolhido para iniciar a atividade é o crossover 5, o qual conta com diferentes tipos de motorizações: combustão, híbrido plug-in e elétrico.

No caso específico da versão elétrica, o modelo anuncia não somente uma potência declarada de 200 cv, mas também uma autonomia WLTP a rondar os 450 quilómetros, graças à presença de uma bateria de 64 kWh.

O Omoda 5 é um crossover que, na sua motorização 100% elétrica, pretende ser um rival directo de Toyota bZ4X e Nissan Ariya
O Omoda 5 é um crossover que, na sua motorização 100% elétrica, pretende ser um rival directo de Toyota bZ4X e Nissan Ariya

Em termos de comercialização, tanto a Omoda, como a Jaecoo, marcarão presença em todos os principais mercados europeus, sendo que, no caso do crossover 5, parece já certo de que será comercializado também no Reino Unido, embora apenas no início de 2024, assim como na Alemanha, a partir de Abril próximo.

LEIA TAMBÉM
Rival de bZ4X e Ariya. Chinesa Omoda anuncia-se à Europa com crossover 5

De resto e a par de um um equipamento de série particularmente completo, no qual se destacam mais-valias como o Android Auto e Apple CarPlay, dois ecrãs de 10,25", bancos ventilados, Cruise Control Adaptativo e várias outras mordomias, o Omoda 5 promete ainda preços competitivos, que, no caso do mercado alemão, poderão começar nos 30 mil euros.

Exlantix para 2025... com aquisição de marca europeia na mira

Finalmente e no que diz respeito à Exlantix, marca do universo Chery especializada em veículos elétricos, deverá iniciar atividade no Velho Continente apenas em 2025, com uma oferta que poderá contemplar os dois últimos modelos apresentado, já no início deste ano, pelo fabricante: a berlina E03 e o SUV E0Y.

O Exeed Exlantix E0Y anuncia uma autonomia 100% elétrica de mais de 700 quilómetros
O Exeed Exlantix E0Y anuncia uma autonomia 100% elétrica de mais de 700 quilómetros

Ao mesmo tempo e ainda segundo as mesmas fontes, a Chery Automobile pondera, igualmente, a possibilidade de comprar, ou até mesmo fundar, uma nova marca na Europa, capaz de produzir localmente.

Contudo, esta é uma decisão que poderá levar ainda cerca de um ano, antes de ser oficialmente anunciada.