Pela primeira vez a marca do losango combinou propulsores de combustão e elétricos, com o Renault Grand Scénic Hybrid Assist a anunciar consumos de apenas 3,6L/100km. A Renault é a mais recente passageira a bordo do "comboio dos híbridos", juntando-se ao grupo de marcas que recorrem a esta tecnologia para reduzir ainda mais os consumos e emissões dos seus automóveis. A estreia fica a cargo do Renault Grand Scénic Hybrid Assist, que junta ao diesel dCi 110 um motor elétrico com 10kW. Esta versão com caixa manual de seis velocidades consegue assim reduzir os consumos em 10%, anunciando uma média de 3,6L/100km, e aumenta o seu binário em 15Nm para um total de 275Nm. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/GrandScénicHybridAssist-2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/GrandScénicHybridAssist-3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/GrandScénicHybridAssist-4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/GrandScénicHybridAssist-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/GrandScénicHybridAssist-2-1111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/GrandScénicHybridAssist-2-22222.jpg] O Renault Grand Scénic Hybrid Assist mantém os sete lugares individuais, mesmo passando a contar com duas baterias distintas. A primeira, com 12 volts, é utilizada para equipamentos como as luzes, limpa-vidros e ABS. A nova bateria de 48 volts, colocada sob o piso traseiro e com capacidade de recuperação de energia, garante o binário adicional. Isto torna o Renault Grand Scénic Hybrid Assist num híbrido em série, sem necessidade de ligação ao exterior para dar energia às baterias comos os Plug-In, ajudando a alcançar baixas emissões, que são de 94g/km de CO2. Esteticamente existem dois detalhes que distinguem o primeiro híbrido da Renault. Desde logo a assinatura distinta no portão traseiro, mas igualmente o painel de instrumentos, que ganha um indicador consumo/recuperação de energia logo ao lado do velocímetro. Além disso, a marca destaca a presença de vários "pormenores que remetem o Renault Grand Scénic Hybrid Assist para os segmentos superiores". É o caso da receção de boas vindas pela iluminação interior e exterior e a abertura dos espelhos, os bancos idênticos ao Espace, a consola deslizante e as capacidades tecnológicas do R-Lynk 2 (onde se pode, por exemplo, optar entre os modos de condução Normal, Eco, Confort, Sport e Perso). De resto, o modelo mantém a grande versatilidade que o torna especialmente apelativo para o transporte de famílias. Algo demonstrado pela capacidade de transportar sete passageiros e pelos seus 63L de espaços de arrumação espalhados pelo habitáculo, a que se juntam os 596L da bagageira. Além disso, faz também da segurança outro ponto forte, pois foi avaliado com cinco estrelas nos testes EuroNcap. O novo Renault Grand Scénic Hybrid Assist está já disponível por um preço de 34900€, tem garantia de 5 anos e, quando equipado com ViaVerde, é taxado com Classe 1 nas portagens.