Embora ainda existam algumas questões por esclarecer, este poderá ser o único chassis Ferrari, de um total de cinco casos na história de Le Mans, que venceu a prova por duas vezes. Algo que significa que está neste Ferrari 275P o chassis mais importante da Ferrari no desporto… [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/1963-ferrari-275-p-1-1-1534358666.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/1963-ferrari-275-p-8-1534358664.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/1963-ferrari-275-p-30-1534358665.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/1963-ferrari-275-p-38-1534358663.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/1963-ferrari-275-p-40-1534358663.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/1963-ferrari-275-p-45-1534358665.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/1963-ferrari-275-p-50-1534355715.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/1963-ferrari-275-p-54-1534358663.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/1963-ferrari-275-p-8-1534358664-11111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/1963-ferrari-275-p-8-1534358664-222222.jpg] Está a ser anunciado pela RM Sothebys para a Monterey Car Week a venda de um automóvel que pode ser o Ferrari mais importante da história da marca no desporto. Isto porque é anunciado que este chassis #0816 do Ferrari 275P das fotos conseguiu vencer por duas vezes Le Mans consecutivamente, em 1963 e 1964, um feito apenas obtido em outras quatro ocasiões. No entanto, é necessário referir que os registos da prova gaulesa apontam para vitórias de um Ferrari 250P no primeiro desses anos e de 275P no final da primeira metade da década de 60, algo que adensa o mistério. Partindo do princípio de que a homologação efetuada pela leiloeira RM Sothebys em estreita ligação com a Ferrari Classiche é correta, e que toda a história bate certo, aqui fica a narrativa. Após já ter conquistado La Sarthe nas três edições anteriores, a marca transalpina preparava-se para correr com o novo 250P de chassis #0814 em 1963. No entanto, um mês antes da prova, em Nurburgring, este carro teve um grave acidente, e como ele ainda estava em reparações no mês de junho a vaga foi ocupada pelo chassis #0816 que foi guiado à vitória por Lorenzo Bandini e Ludovico Scarfiotti. Esta é a vitória homologada como obtida pelo 250P, a primeira 100% italiana por ser obtida por pilotos e carro transalpinos. No ano seguinte, o chassis #0814 regressa à mítica prova de resistência, obtendo o seu segundo triunfo pela mão de Jean Guichet e Nino Vaccarela. O que o torna, se toda a história deste Ferrari 275P bater certo, num dos cinco chassis a conseguir vencer Le Mans por duas vezes. Uma ilustre lista que integra ainda os nomes do Bentley Speed Six (1929 e 30), do Ford GT40 MKI (68 e 69) e dos Porsches 956 (84 e 85) e TWR-WSC 95 (1996 e 1997), indica o Jalopnik. Da lista de feitos desde Ferrari 275P constam ainda dois triunfos nas 12H de Sebring, num modelo que foi guiado, além dos pilotos acima referidos, também por Bill Cooper e John Surtees.