Nunca a Ferrari fez um descapotável tão rápido e eficaz. Nasceu para as pistas mas também fica muito bem na estrada Há sempre qualquer coisa de recordista em cada novo modelo que a Ferrari decide lançar. Este 488 Pista Spider é, de facto, o Ferrari aberto de maior performance da história da marca. É também o 50º descapotável concebido or Maranello e o que apresenta a melhor relação peso/potência, com cada um dos seus 720 cv de potência a terem de locomover apenas 1,92 kg de carro, embora seja 100 kg mais pesado que o modelo fechado (1380 kg contra 1280 kg). [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/1_Ferrari-Pista-Spider-front-3-4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/3_Ferrari-Pista-Spider-rear-3-4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/4_Ferrari-Pista-Spider-side.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/5_Ferrari-Pista-Spider-rear.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/6_Ferrari-Pista-Spider-plan-view.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/7_Ferrari-Pista-Spider-interior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/8_Ferrari-Pista-Spider-interior-2.jpg] Ainda assim, a lista de números recordistas continua no V8, o mais potente jamais concebido pela marca. Com efeito, o V8 biturbo de 3902 cc que aqui encontramos fica 50 cv acima do motor que anima o 488 Spider. A potência específica é de 185 cv/litro enquanto o binário, afinado para uma disponibilidade constante em toda a faixa de aceleração, atinge um pico de 770 Nm a partir das 3000 rpm, ou seja, mais 10 Nm que no 488 Spider. Tanto o motor como a afinação do chassis e a aerodinâmica derivam dos carros de competição com vitórias na classe GT do campeonato do mundo de resistência: o 488 Challenge e o 488 GTE. A transferência tecnológica das pistas para a estrada é, segundo a marca, a maior de sempre neste modelo, resultando em valores de desempenho esclarecedores: 2,85 s na aceleração 0-100 km/h e um tempo de 1.21,5 por volta no circuito de Fiorano. São efeitos não só do aumento de rendimento mas também da redução de peso e do tratamento aerodinâmico, com destaque para o sistema de aspiração vindo do 488 Challenge e a envolver entradas de ar junto ao spoiler (30 mm mais alto e 40 mm mais longo) e também nos flancos. O desvio de entradas de ar das laterais para a zona posterior também permitiu ganhar espaço para a colocação de intercoolers maiores à frente das rodas traseiras. Desta forma, a Ferrari afirma ter reduzido drasticamente as perdas de carga e aumentado o fluxo de ar em direção ao motor, com ganhos na potência. O fundo do carro foi totalmente redesenhado, incluindo os respetivos geradores de vortex, agora capazes de gerar mais 10 por cento de carga vertical, colando o carro ao chão. Tal como no 488 GTB, o difusor traseiro inclui três portas ativas que rodam 14 graus para a posição de resistência mínima. Do lado da mecânica o trabalho mais importante tem como efeito a redução de peso. Um coletor de escape em Inconel, uma cambota aligeirada e bielas em titânio são soluções derivadas dos ensinamentos recolhidos na Fórmula 1, para uma redução de massa de 18 kg só no motor. Do lado do aumento da potência encontramos válvulas e respetivas molas especificamente desenvolvidas para este motor e acionadas por cames de novo perfil, assim como a espessura reduzida dos próprios cilindros e o tal coletor de escape com nova geometria. Tal como acontece com a generalidade dos Ferrari especiais, também este mereceu condutas de aspiração em fibra de carbono. Bem vistas as coisas, praticamente todos os componentes do motor são diferentes, desde os êmbolos à cabeça dos cilindros, reforçados para suportarem as maiores cargas. Os turbos, com sensores de rotações integrados, são herdados do 488 Challenge e permitem não só uma resposta imediata como também mais rápida que no 488 Spider. Há depois uma nova gestão da cartografia dos pedais, para melhor performance nas situações limite. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/1_Ferrari-Pista-Spider-front-3-4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/3_Ferrari-Pista-Spider-rear-3-4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/4_Ferrari-Pista-Spider-side.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/5_Ferrari-Pista-Spider-rear.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/6_Ferrari-Pista-Spider-plan-view.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/7_Ferrari-Pista-Spider-interior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/08/8_Ferrari-Pista-Spider-interior-2.jpg]