Célula solar poderá mudar o futuro das energias renováveis

Equipa de investigadores alemães desenvolveu um novo tipo de célula solar que possui uma elevada capacidade para produzir hidrogénio

Equipa de investigadores alemães desenvolveu um novo tipo de célula solar que possui uma elevada capacidade para produzir hidrogénio e mudar o futuro das energias renováveis.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, apresentou um novo tipo de célula solar que possui uma capacidade tão elevada que permite produzir hidrogénio. A célula solar é um componente importante na divisão fotoeletroquímica da água, igualmente conhecida como fotossíntese artificial.

Durante a investigação, a equipa desenvolveu uma caraterística adicional que elimina a necessidade de um circuito externo como um painel fotovoltaico. Esta investigação tem muitas aplicações promissoras para a produção ecológica de hidrogénio, as quais têm potencial para utilização numa escala industrial.

Esta célula solar exige um controlo estrito dos interfaces entre materiais para garantir uma elevada eficiência e estabilidade. Um dos maiores desafios a ultrapassar é o da corrosão, a qual pode reduzir a eficiência e a estabilidade a longo prazo.

A equipa de investigação reivindica ter alcançado importantes avanços e a estrutura da célula solar demonstrou a sua capacidade para enfrentar estes desafios, assim como o efeito dos pequenos defeitos cristalinos.

Índice de eficiência de 18%

O índice de eficiência da célula sugere que 18% da energia oriunda da luz solar pode ser transformada em energia de hidrogénio utilizável. Isto significa que passa a ser o segundo valor mais elevado medido para a divisão solar direta da água.

LEIA TAMBÉM
UE acorda novas metas para rede de carregamento elétrica e a hidrogénio

O estudo procurou ainda melhorar a estabilidade a longo prazo, assim como transferir a tecnologia para um sistema material mais rentável baseado no silício, além de ampliar a célula para superfícies maiores. O novo método parece ser prometedor para avançar na produção de energias renováveis e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.

O hidrogénio, recorde-se, poderá desempenhar um papel cada vez mais importante na área das energias renováveis. O hidrogénio é um vector energético flexível, o que significa que poderá ser armazenado e transportado de forma igual ao combustível.