Até poderia ser descrito como "o confronto dos velhinhos", mas a verdade é que estes três SUVs de luxo, todos eles já com várias décadas de vivências, continuam a ostentar argumentos a que muitos, bem mais jovens, ainda não chegam. E que acabam reforçando o interesse neste embate entre gerações já passadas, mas ainda muito válidas, de Porsche Cayenne, BMW X5 e Land Rover Range Rover...
Promovido, mais uma vez, pelos nossos colegas da CarWow, a verdade é que este é um confronto muito diferente daquele que estamos habituados a assistir, não apenas pelas máquinas envolvidas, mas também pela envolvente em que dirimem argumentos.
No entanto e começando, precisamente, pelos contendores, uma escolha que começa na primeira geração daquele que é um dos SUV desportivos de luxo de maior sucesso no mercado, o Porsche Cayenne. E que, nesta primeira geração, apresentava uma versão S impulsionada por um V8 4.5 litros naturalmente aspirado, a debitar 345 cv de potência e 420 Nm de binário (versão S), ambos enviados para as quatro rodas através de uma caixa automática de seis velocidades.
Igualmente na linha de partida, um representante daquela que foi a primeira geração do BMW X5 , equipado igualmente com um V8, mas de 4.4 litros e com 285 cv de potência e 440 Nm de binário, também aqui apoiado por uma caixa automática de seis velocidades e sistema de tracção integral.
Finalmente e como terceiro contendor, um Range Rover, naquela que foi a sua terceira geração, produzida entre 2002 e 2012, e que é também o único a não ostentar um V8; opta, sim, por um 3,0 litros turbodiesel de origem BMW, a garantir 175 cv de potência e 390 Nm de binário, ajudados por uma caixa automática de cinco velocidades com conversor de binário, a enviar a potência para as quatro rodas.
LEIA TAMBÉM
O confronto desejado. Rimac testa C_Two frente a Porsche Taycan Turbo S
Quanto ao palco escolhido para este confronto, é, nada mais, nada menos, que o ambiente onde menos esperaríamos vê-los, mas também aquele com o qual ( supostamente) estão, à partida, preparados para lidar - o fora-de-estrada. E não apenas num só percurso e piso, mas ao longo de vários tipos de traçados.
Em termos de classificação, o modelo mais rápido a concluir qualquer um dos trajectos receberá sempre 3 pontos; o segundo mais rápido, dois pontos; e, o mais lento, apenas um ponto. Sendo que, no caso de não conseguir chegar à linha de meta num ou mais traçados, também não receberá qualquer ponto.
Qual o mais apto para este desafio? Para isso, caro leitor, vai mesmo ter de ver o vídeo da CarWow que respeitosamente aqui reproduzimos, para descobrir qual dos "velhotes" fez mais pontos...