A CATL desenvolveu uma super-bateria revolucionária que tem mais 80% de densidade energética do que as novas baterias com células 4680 da Tesla.
A empresa chinesa Contemporary Amperex Tecnology Co. Limited, mais conhecida por CATL, apresentou no Salão de Xangai uma nova super-bateria, cuja tecnologia deixa obsoleta a existente na maioria dos veículos elétricos da atualidade. Será de referir que esta empresa já é o primeiro fabricante mundial de baterias para viaturas elétricas, com uma quota de mercado superior a 32% em 2021.
A CATL fornece baterias a construtores automóveis como a BMW, Volkswagen ou Hyundai-Kia, as quais são desenvolvidas e produzidas na China.
A empresa chinesa apresentou uma nova bateria denominada "Condensed Battery" que promete ser revolucionária, já que tem uma densidade energética duas vezes superior às baterias mais avançadas da atualidade.
A CATL reivindica que a nova "Condensed Battery" tem uma densidade energética de 500 Wh/kg, um valor impensável até hoje para baterias de grande produção. Aquela densidade tornou-se possível com recurso a uma nova estrutura interna - micrométrica - de malha adaptativa.
O mais interessante é que esta bateria tem o dobro da densidade energética das células mais avançadas da atualidade, superando em quase 80% a densidade energética das novas células 4680 da Tesla. Na verdade, sem ser uma bateria de estado sólido, a densidade é superior à das primeiras bateria semi-sólidas apresentadas por marcas como a NIO.
Melhoria da eficiência
A principal vantagem de uma maior densidade energética consiste na possibilidade de redução do peso e do volume das baterias, obtendo-se a mesma capacidade de armazenamento de energia. Isto significa que poderá oferecer 100 kWh de capacidade, sendo o peso e a dimensão semelhante a uma bateria atual de 50 kWh.
Para os fabricantes de veículos elétricos trata-se de uma excelente notícia porque esta tecnologia permite reduzir o peso das baterias, o custo das mesmas e mesmo o preço final da viatura. Por outro lado, menos peso traduz-se num aumento da eficiência e na redução do consumo energético.
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A CATL refere que as novas baterias vão começar a ser fornecidas aos fabricantes de automóveis em 2024. A marca chinesa considera que também poderão ter aplicação no arranque da eletrificação da aviação civil, não só pela sua densidade energética, mas, também pela segurança.