Apenas 15 minutos para 700 km. CATL desenvolve novas baterias para a Tesla

A chinesa CATL está a desenvolver uma nova geração de baterias a prometer 700 km com 15 minutos de carga, para a Tesla

O maior fabricante mundial de baterias, a chinesa CATL, está a desenvolver uma nova geração de baterias que, entre outras vantagens, será capaz de repor energia suficiente para 700 km, com apenas 15 minutos de ligação à tomada. Destinatário? A norte-americana Tesla.

A revelação foi feita pelo próprio presidente da CATL, Robin Zeng, em entrevista à Bloomberg News, acrescentando, mesmo sem revelar muitos detalhes, que estas novas baterias estreiam novas estruturas eletroquímicas, capazes de suportar carregamentos mais rápidos.

O fundador, presidente e CEO da Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL), Robin Zeng. Foto: CATL
O fundador, presidente e CEO da Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL), Robin Zeng. Foto: CATL

Quanto à escolha da Tesla para estrear esta nova tecnologia, Zeng assumiu o forte relacionamento que o fabricante atualmente mantém com a marca norte-americana de veículos elétricos sediada em Austin, no estado norte-americano do Texas, recordando, por exemplo, que a CATL também já fornece, entre outras soluções, maquinaria para a Gigafactory do Nevada, EUA.

De resto, notícias recentes dão conta da vontade do fabricante americano de expandir a produção de baterias nessa mesma unidade, nomeadamente, abrindo mais uma pequena unidade de produção equipada com tecnologia CATL atualmente sem utilização.

LEIA TAMBÉM
Repõe 400 km em 10 min. Chinesa CATL anuncia nova bateria LFP

Segundo avança o CNEVPost, as novas baterias de que o presidente da CATL fala, são as já várias vezes noticiadas M3P, solução que tem vindo a ser desenvolvida há já cerca de dois anos, com a promessa de uma densidade maior que as ditas baterias normais de fosfato de ferro e lítio. Sendo que a empresa chinesa também garantiu que custarão menos de produzir que a tecnologia ternária.

Igualmente numa ocasião anterior, o cientista-chefe da CATL garantiu que a nova solução permitirá à generalidade dos veículos elétricos cumprir mais de 700 quilómetros com uma só carga, mas também recarregar totalmente, em apenas 15 minutos.

Baterias Qilin como referência

Estas novas baterias M3P são vistas como uma resposta à solução detida pelo fabricante também chinês Li Auto, intitulada Qilin, e que, tendo sido desenvolvida em conjunto com a CATL, o construtor automóvel garante ser capaz de adicionar energia suficiente para mais 500 km, em apenas 12 minutos de ligação à tomada.

Desenvolvidas em conjunto pela CATL e pela Li Auto, as baterias Qilin vão estar, entre outros modelos, no MPV elétrico Zeekr 009
Desenvolvidas em conjunto pela CATL e pela Li Auto, as baterias Qilin vão estar, entre outros modelos, no MPV elétrico Zeekr 009. Neste caso, a prometer autonomias acima de 800 km, segundo a mais auspiciosa norma chinesa CLTC

Finalmente e ainda na sua entrevista à Bloomberg, Zeng revelou que a CATL deverá iniciar, em breve, formação de engenheiros da Ford nas suas fábricas de Ningde, Fujian e na Alemanha, ao mesmo tempo que mantém conversações com outros entre 10 a 20 construtores automóveis americanos e europeus, com vista à celebração de acordos semelhantes.

O maior fabricante mundial de baterias, a chinesa CATL, está a desenvolver uma nova geração de baterias que, entre outras vantagens, será capaz de repor energia suficiente para 700 km, com apenas 15 minutos de ligação à tomada. Destinatário? A norte-americana Tesla.

A revelação foi feita pelo próprio presidente da CATL, Robin Zeng, em entrevista à Bloomberg News, acrescentando, mesmo sem revelar muitos detalhes, que estas novas baterias estreiam novas estruturas eletroquímicas, capazes de suportar carregamentos mais rápidos.

O fundador, presidente e CEO da Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL), Robin Zeng. Foto: CATL
O fundador, presidente e CEO da Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL), Robin Zeng. Foto: CATL

Quanto à escolha da Tesla para estrear esta nova tecnologia, Zeng assumiu o forte relacionamento que o fabricante atualmente mantém com a marca norte-americana de veículos elétricos sediada em Austin, no estado norte-americano do Texas, recordando, por exemplo, que a CATL também já fornece, entre outras soluções, maquinaria para a Gigafactory do Nevada, EUA.

De resto, notícias recentes dão conta da vontade do fabricante americano de expandir a produção de baterias nessa mesma unidade, nomeadamente, abrindo mais uma pequena unidade de produção equipada com tecnologia CATL atualmente sem utilização.

LEIA TAMBÉM
Repõe 400 km em 10 min. Chinesa CATL anuncia nova bateria LFP

Segundo avança o CNEVPost, as novas baterias de que o presidente da CATL fala, são as já várias vezes noticiadas M3P, solução que tem vindo a ser desenvolvida há já cerca de dois anos, com a promessa de uma densidade maior que as ditas baterias normais de fosfato de ferro e lítio. Sendo que a empresa chinesa também garantiu que custarão menos de produzir que a tecnologia ternária.

Igualmente numa ocasião anterior, o cientista-chefe da CATL garantiu que a nova solução permitirá à generalidade dos veículos elétricos cumprir mais de 700 quilómetros com uma só carga, mas também recarregar totalmente, em apenas 15 minutos.

Baterias Qilin como referência

Estas novas baterias M3P são vistas como uma resposta à solução detida pelo fabricante também chinês Li Auto, intitulada Qilin, e que, tendo sido desenvolvida em conjunto com a CATL, o construtor automóvel garante ser capaz de adicionar energia suficiente para mais 500 km, em apenas 12 minutos de ligação à tomada.

Desenvolvidas em conjunto pela CATL e pela Li Auto, as baterias Qilin vão estar, entre outros modelos, no MPV elétrico Zeekr 009
Desenvolvidas em conjunto pela CATL e pela Li Auto, as baterias Qilin vão estar, entre outros modelos, no MPV elétrico Zeekr 009. Neste caso, a prometer autonomias acima de 800 km, segundo a mais auspiciosa norma chinesa CLTC

Finalmente e ainda na sua entrevista à Bloomberg, Zeng revelou que a CATL deverá iniciar, em breve, formação de engenheiros da Ford nas suas fábricas de Ningde, Fujian e na Alemanha, ao mesmo tempo que mantém conversações com outros entre 10 a 20 construtores automóveis americanos e europeus, com vista à celebração de acordos semelhantes.