PHEV. CATL criou bateria com mais autonomia que alguns EV

Numa altura em que, em regiões do globo como a Europa, os consumidores parecem mais receptivos a híbridos plug-in (PHEV), que elétricos puros (EV), a chinesa CATL acaba de lançar mais uma acha para a fogueira, ao apresentar uma bateria para PHEV, capaz de garantir mais autonomia elétrica maior do que a de muitos EV!

Hoje em dia apontada como um dos principais fornecedores mundiais de baterias para veículos elétricos, a chinesa Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL) acaba de dar a conhecer a sua mais recente conquista neste domínio, a  que deu o nome de Freevoy Super Hybrid. A qual, como o próprio nome deixa antever, tem, no entanto, como destino, não os EV, mas os veículos híbridos de carregamento exterior, vulgo híbridos plug-in.

Segundo a empresa, esta nova bateria permite a um híbrido anunciar autonomias elétricas, em trajecto combinado, a rondar os 400 quilómetros. Valor que é, desde logo, bem mais significativo, que o anunciado por propostas como, por exemplo, o Fiat 500e.

A CATL garante ainda que a Freevoy Super Hybrid suporta carregamentos super-rápidos 4C, o que, entre outras mais-valias, significa a possibilidade de repor energia para mais 280 km, com apenas 10 minutos de ligação à corrente.

A justificar todas estas conquistas, a utilização de novos materiais inovadores, assim como de uma nova composição química de vanguarda, com o fabricante a revelar que o design incorpora “tecnologia de transformação da superfície para o material do cátodo, juntamente com uma formação inovadora de eletrólito de alta tensão, com vista a criar uma camada nanoprotectora. Solução que minimiza, de forma real, as reacções colaterais, dentro da camada ativa”.

A companhia explica ainda que a inclusão de “partículas de estado excitado de alta atividade no material catódicos aumenta significativamente a eficiência do transporte de iões de lítio, dentro do material. Suportado pelo modelo SOC de alta precisão desenvolvido pela CATL, mais a atualização do algoritmo e hardware inteligente BMS, a precisão do controlo SOC do Freevoy foi aumentada em 40% e a taxa geral de utilização elétrica pura aumentou em mais de 10%, alcançado uma autonomia totalmente elétrica de mais de 400 km”.

Também segundo a CATL, esta nova bateria incorpora a tecnologia patenteada de iões de sódio, bem como um design de elétrodos em camadas com vários gradientes, sendo que, a combinação de todas estas evoluções e conquistas, acabou representando um importante e significativo ganho, face às baterias tradicionais utilizadas nos PHEV.

Finalmente e ainda de acordo com o fabricante, a nova bateria Freevoy será aplicada, ao longo do próximo ano, num total de 30 modelos das marcas chinesas Chery, GAC, Geely e Voyah, abrindo assim caminho a uma nova era de veículos híbridos plug-in que, na perspectiva da CATL, poderá ajudar a suavizar a importância e peso que a implementação dos elétricos puros tem conhecido.