Coupé elétrico da Caterham com propulsão da…Yamaha?

A Caterham quer lançar um coupé desportivo elétrico de tração traseira para concorrer com o futuro Porsche Cayman e o sistema de propulsão está a ser desenvolvido pelos japoneses da Yamaha.

Apresentado no Festival de Velocidade de Goodwood de 2023, o Caterham Project V é um protótipo de coupé desportivo elétrico com um peso de apenas 1190 quilogramas que foi idealizado para concorrer com o futuro Porsche Cayman.

Um ano depois, marca britânica de automóveis desportivos acaba de anunciar que pretende passar aquele protótipo à produção, o qual terá contará com um sistema de propulsão elétrico da Yamaha.

O trabalho de engenharia do modelo definitivo está a ser conduzido pela empresa japonesa Tokyo R&D e terá uma linha motriz elétrica da Yamaha. O projeto deverá estar concluído até meados do ano, estando o início da produção prevista para 2026.

Componentes de vários fornecedores

A Caterham não avançou detalhes acerca do motor elétrico da Yamaha, o protótipo original do Project V tinha tração traseira e uma potência de 268 cv.

O protótipo exposto em Goodwood tinha uma configuração de 2+1, mas também poderia ser disponibilizada uma variante 2+2. Em termos dinâmicos, a marca inglesa anunciou uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de quatro segundos e uma velocidade máxima de 230 km/h. A bateria de iões de lítio de 55 kWh permite percorrer até 400 quilómetros num otimista ciclo WLTP.

Para acelerar o desenvolvimento do Project V, a Caterham foi buscar componentes a outros modelos sem comprometer a qualidade. Assim, os assentos são da Maserati e o sistema de abertura das portas do Audi TT. Algumas peças imediatamente disponíveis serão montados no veículo de produção para baixar custos.

Yamaha na indústria automóvel

Apesar de nunca ter construído o seu próprio automóvel, a Yamaha não é totalmente estranha na indústria automóvel. Foi responsável pela criação de um concorrente do Mazda MX-5 na década passada que nunca entrou em produção.

Anteriormente tinha auxiliado a Toyota a desenvolver o 2000GT na década de ’60 do século passado e depois foi responsável pela engenharia e produção dos motor V6 SHO re V8 SHO da Ford.

Provavelmente, o trabalho mais conhecido na área automóvel terá sido o seu envolvimento no Lexus LFA e no seu motor V10 atmosférico. A lista continua com um V8 para a Volvo, assim como blocos de quatro cilindros para o Toyota Celica e MR2, bem como para o Lotus Elise.

A Yamaha também esteve envolvida no supercarro OX99-11 em 1992, o qual deveria ter entrado em produção alguns anos depois com um motor V12. A empresa não abandonou por completo a tecnologia do motor de combustão, já que recentemente trabalhou em projetos com carros de golf e buggies que utilizam motores de combustão a hidrogénio.