Este é o Project V. O primeiro Caterham de estrada dos últimos 30 anos

É superleve, ágil e elétrico: eis o Caterham Project V, o carro que pode dar um futuro à casa inglesa especializada em kits de aranhiços.

É superleve (1200 kg), ágil e elétrico. Conheça o Caterham Project V, o carro que pode dar um futuro à casa inglesa especializada em kits de aranhiços. Agendado para início de 2026.

Não parece, mas o Project V é isso mesmo que o nome indica: um projeto. Não passa por enquanto de um concept, exemplar único. Mas mesmo visto ao vivo parece um carro acabado. Estivemos junto dele. Entrámos lá dentro e falámos tanto com o CEO da Caterham, Bob Laishley, como com o novo chefe de Design da marca, Anthony Jannarelly, que o desenhou. Isto nas instalações de ItalDesign, em Turim, onde foi feito.

Entretanto, a marca anuncia 400 km de autonomia, 270 cv de potência, tração traseira e uma aceleração de zero a 100 km/h em 4,5 segundos.

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O Project V nasceu de uma folha (quase) em branco e visto ao vivo "cheira" a Lotus por todo o lado. Ao mesmo tempo parece aquele pequeno Aston Martin ou Jaguar que nunca foi feito. Tem as proporções de um Alpine A 110 ou de um Porsche Cayman e apetece logo entrar lá dentro e arrancar com ele. Mas ainda falta.

O início de 2026 é a data provável de lançamento deste novo Caterham de 3 ou 4 lugares, um motor elétrico traseiro e dois packs de baterias. Por enquanto toca a reunir intenções de compra e… parceiros estratégicos para a passagem à produção. Mas o preço está definido: 92 mil euros a unidade.

"O carro vai ser isto que está aqui", explica o boss da marca, Bob Laishley, atualmente pertencente à japonesa VE Holdings, chefiada por um japonês doido por carros e ex-piloto, de seu nome Tazuho Takahashi. Está apostado em garantir que a Caterham resiste à vaga de eletrificação que está a matar todos os pequenos construtores viciados em adrenalina e gases de escape. Para isso, há que assumir a eletricidade.

Elétrico... mas obrigatoriamente leve

Nesta fase o projeto exibe dois lugares dianteiros e um central traseiro. No final, poderá ter um ou dois lugares atrás.

O baixo peso é regra incontornável e a estrutura utilizará por isso alumínio e fibra de carbono com abundância.

Com uma plataforma que reparte o peso da bateria em duas partes, o Project V tem uma delas debaixo dos pés do condutor, que se senta numa posição alongada.

À sua frente, um volante pequeno e mostradores igualmente reduzidos enquadram-no como se estivesse ao volante de um Seven.

A frente tem também o focinho do Seven, casado com faróis ovais alongados que lembram os desportivos britânicos.

Na traseira os pequenos farolins ovais têm qualquer coisa de Lotus Elan MK1. Jannarelly confirma.

A importância das parcerias

A tração traseira é também decisão definitiva e a potência, algo limitada para um carro preparado para um fim de semana nas pistas, também pode vir a desdobrar-se em vários níveis. Tudo depende da clientela e dos inevitáveis terceiros parceiros de que a Caterham necessitará, dada a sua vocação de construtora de kit cars e não propriamente uma OEM (Original Equipment Manufacturer).

Damos-lhe todos os detalhes na próxima edição da revista TURBO. Até lá, fique com as belas proporções deste carro inglês assinado por um francês de nome italiano.

https://youtu.be/dfrVrkS3V8M