O município de Cascais adquiriu dois primeiros autocarros a hidrogénio produzidos no nosso país pela CaetanoBus, que vão prestar serviço em carreiras do Parque Natural Sintra-Cascais e na zona do Guincho. Cascais vai ter também o primeiro posto de abastecimento de hidrogénio do nosso país.
O município de Cascais introduziu os primeiros dois autocarros da CaetanoBus movidos a hidrogénio, em Portugal, que irão fazer as rotas "mais verdes" do Parque Natural Sintra-Cascais e na zona do Guincho. Além de ser o primeiro município a possuir este tipo de veículos, o concelho de Cascais vai ser o primeiro no nosso país a deter um posto de abastecimento deste combustível.
Em comunicado de imprensa, a autarquia refere que "Cascais assume assim a vanguarda com medidas concretas na sua estratégia para a descarbonização, com redução de emissões poluentes e racionalização de custos, uma vez que o município terá também a possibilidade de abastecer veículos ligeiros e pesados".
A autarquia sublinha que o hidrogénio utilizado será 100% verde, produzido a partir de energias renováveis, tendo sido estabelecida uma parceria com o Grupo Salvador Caetano para desenvolver e testar o primeiro veículo português de recolha de resíduos sólidos movido a hidrogénio, no prazo de um ano, com a possibilidade de vir a desenvolver uma frota de 10 veículos.
Parceria com Salvador Caetano
O grupo Salvador Caetano poderá alargar esta parceria a outras entidades, como por exemplo as fotas de táxis, numa relação que permita fornecer veículos a hidrogénio com condições favoráveis para que em Cascais a circulação rodoviária reduza de forma substancial as emissões carbónicas.
Esta cooperação do município cascalense com a Salvador Caetano vai garantir que seja testado no concelho o único modelo de automóvel existente em Portugal movido a hidrogénio, o Toyota Mirai, com um motor totalmente elétrico com zero emissões de CO2.
O município adianta que os custos com a implementação do hidrogénio em Cascais serão suportados por concessão de ativos imobiliários da empresa que detém o posto - Cascais Próxima - passando pela eventual concessão do próprio posto, que não serão suportados pelos munícipes.
LEIA TAMBÉM
Toyota Caetano Portugal reforça aliança estratégica com CaetanoBus
O Caetano H2.City Gold utiliza um motor elétrico para acionar o sistema de tração, mas a energia elétrica é produzida a bordo por uma célula de combustível, que resulta da oxidação do hidrogénio, armazenado na forma gasosa. A principal vantagem desta solução consiste no abastecimento do depósito de hidrogénio em apenas três minutos.