Acredite, se quiser. E se uma carta Pokémon conseguisse abrir o seu Tesla?

Vídeos publicados nas redes sociais dão conta de que, uma simples carta do jogo Pokémon, consegue abrir e fazer funcionar o Tesla Model Y.

Embora incrível e inesperado, vídeos publicados nas redes sociais dão conta de uma grave falha de segurança em automóveis Tesla, nos EUA, os quais podem ser destrancados e roubados, com recurso a uma mera carta elétrica do jogo Pokémon! E, não, não se trata de uma brincadeira de 1 de Abril… 

A bizarra falha de segurança foi denunciada pelo proprietário de um Model Y, que é também um coleccionador inveterado de cartas Pokémon. E que, na sequência de uma das suas deslocações habituais, ao regressar ao carro, terá encostado, de forma acidental, uma carta elétrica Pokemon, de dimensões muito semelhantes ao seu cartão-chave da Tesla, ao identificador colocado no pilar B do carro.

"Estava distraído e, acidentalmente, encostei o meu cartão Pokémon, e não o cartão-chave, ao pilar B do carro. E qual não foi a minha surpresa quanto, sem que o esperasse, a porta abriu-se", relatou, em declarações ao site Carscoops, o proprietário do veículo, identificado como Ray Chu.

Veja o vídeo publicado pelo site Carscoops neste link
https://youtube.com/shorts/B4iytHqPrm4

"Inicialmente, pensei que era apenas uma funcionalidade engraçada, daquelas que o Elon [Musk] gosta de colocar nos seus carros. Só depois é que tomei consciência de que se tratava de uma grave brecha na segurança do carro, que facilmente pode ser explorada, o que me levou a contar a querer minha experiência a outros proprietários de automóveis Tesla".

Na sequência da sua experiência, Chu terá mesmo colocado um vídeo em várias redes sociais, o que acabou despoletando inúmeras reacções, não só entre a comunidade Tesla, como até mesmo da parte de seguradoras e da marca de Austin.

Contactado pelo Carscoops, o fabricante automóvel terá afirmado estar "ciente do problema" e, inclusivamente, ter já apurado que o problema afecta "todos os Model 3, Y, S e X desde 2012". Motivo pelo qual está já a trabalhar numa atualização de software, que deverá lançar "nos próximos dias".

Entretanto e como solução temporária, a Tesla diz ter já introduzido uma outra atualização de software, que permite aos proprietários bloquear remotamente o volante, através da aplicação no smartphone.

A solução inusitada

Já no caso do proprietário que deu alerta sobre esta grave falha de segurança, a solução entretanto encontrada foi outra… e bem mais invulgar: "aparentemente, apenas as cartas Pokémon do tipo Elétrico conseguem desbloquear o veículo. Ora, no mundo Pokémon, estas cartas perdem quando confrontadas com movimentos do tipo Terra, pelo que, hoje em dia, sempre que estaciono, certifico-me de deixar um cartão Sandshrew junto à janela do carro".

O leitor localizado no pilar B que permite destrancar e aceder ao interior do Tesla Model Y
O leitor localizado no pilar B que permite destrancar e aceder ao interior do Tesla Model Y

Para aqueles que possam estar a encarar esta situação como uma piada (de mau gosto, certamente…),  Ray Chu deixa ainda o aviso: "Cuidado com a carta que escolhe [para utilizar no carro], pois, uma amiga minha usou um cartão Gyarados, por engano, e acabou avariando o seu Model 3".

Tal como dissemos, acredite se quiser…