Esta é uma simulação que pode ser aplicada a qualquer modelo elétrico e comparada com os modelos com motores de combustão.
Segundo dados da EDP a média anual de energia elétrica produzida através de fontes renováveis é de 65% pelo que o nível de emissões especificas de CO2 registado foi de 209,09 g/kWh. Sendo assim carregar uma bateria de 41 kWh emite diretamente 8572,69 g de CO2.
Simplificando estes valores para comparar com os tabelados relativamente aos veículos com motor de combustão, temos agora de dividir o total de dióxido de carbono emitido no carregamento pela autonomia em quilómetros. Se esta for de 300 km e tendo em conta o mix das diferentes fontes na produção de energia elétrica, um carro elétrico com essas caraterísticas tem uma emissão de CO2 de 29 g/km.
Se aplicarmos o mesmo cálculo a todos os carros 100% elétricos verificamos que os valores obtidos são nitidamente mais baixos que os apresentados pelos motores a combustão, movidos a gasóleo a gasolina.
Considerando o cenário apresentado (65% da energia elétrica produzido por energias renováveis) fica demonstrado que os carros elétricos durante a sua utilização têm um menos impacto sobre o ambiente o que é uma mais-valia, principalmente nas cidades onde a utilização do automóvel é mais intensa.
Convém referir, no entanto, que caso o parque automóvel passasse a ser totalmente elétrico, as fontes de energia renovável não seriam suficientes para o consumo necessário e desse modo teríamos de recorrer às fontes não renováveis.
Só para termos uma ideia uma ideia um central de ciclo combinado emite mais de 700 g/kWh de CO2, um valor que alteraria completamente o impacto dos carros elétricos, como acontece, por exemplo na China onde grande parte da energia elétrica é produzida em centrais a carvão como a que existia em Sines onde a emossão era de 841 g/kWh de CO2!