Os bombeiros de São Francisco queixam-se que os carros autónomos estão a tornar-se mais usuais naquela cidade, mas constituem um risco para a segurança das equipas de emergência.
São Francisco é uma das poucas cidades do mundo onde os veículos autónomos circulam pelas ruas juntamente com o trânsito convencional. Mas à medida que o seu número cresce também aumentam os incidentes perigosos com as equipas de emergência dos bombeiros e com a polícia.
Fonte dos bombeiros de São Francisco afirmou a uma publicação intitulada Mission Local que os problemas com veículos autónomos se tornaram "ocorrências diárias" e que o número de incidentes é superior aos participados.
O Mission Local apurou a existência de 15 relatórios de incidentes com situações perigosas que envolvem veículos autónomos operados pela Waymo e Cruise. Em cada caso, o veículo interferiu com os carros de bombeiros ou equipas em locais de emergência.
Casos sucedem-se
Num caso, o carro autónomo continuou a avançar lentamente em direção a um bombeiro que estava a gritar para parar. O veículo avançou para um local de emergência e para as mangueiras que estavam a ser usadas para combater um incêndio.
Num outro caso, os bombeiros relataram que os veículos da Cruise passaram a fita delimitadora que tinha sido colocada para avisar os condutores para pararem. Um veículo continuou a avançar em direção aos cabos elétricos que tinham sido derrubados numa tempestade. Só parou quando a fita focou presa nos sensores.
"Este incidente levanta preocupações sérias acerca da segurança dos veículos autónomos da Cruise", escreveu um bombeiro no seu relatório. "Se o cabo ainda tivesse corrente, as consequências poderiam ter sido mais perigosas. Também é de notar que o veículo não reconheceu quando bateu no cabo pesado ou que estava a ser arrastado no tecto durante meio quarteirão".
Não houve vítimas
Este tipo de incidentes está a aumentar e um das razões deve-se ao facto dos veículos autónomos poderem circular durante todo o dia nas ruas de São Francisco, desde dezembro. Anteriormente só podiam circular a partir das 02h00, quando há menos trânsito e menos situações de emergência.
LEIA TAMBÉM
Acidente mortal: software de carro autónomo não reconhece peão
Felizmente não se registaram vítimas nestes incidentes com veículos autónomos. Apesar da Waymo e da Cruise estarem em contacto frequente com as autoridades, os bombeiros disseram ao Mission Local que não querem aqueles carros até que seja encontrada uma solução.