Carro Solar com 725km de autonomia revelado (c/ vídeo)

O Lightyear One é um carro solar que pretende sobrepor-se aos veículos elétricos convencionais ao evitar um dos maiores handicaps destes modelos: a falta de postos de carregamento Muita gente tem avisado que a expansão dos veículos eletrificados vai gerar um grande problema, que é a falta de uma rede de carregamento capaz de responder à maior procura. Mas isso pode não ser um problema, caso novidades como o Lightyear One se afirmem. Afinal, este é um carro solar híbrido que recorre aos painéis solares para gerar eletricidade. Ou seja, caso não tenha energia, basta ficar parado à espera que o astro-rei brilhe e lhe dê o combustível de que a viatura precisa. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/06/LY01_40_Web_Ext_Front_View_cropped_1920-b518508eaa99eb26bac69c1dcf4be2ce.png,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/06/lightyear_one_1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/06/lightyear_one_2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/06/lightyear_one_3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/06/65004719_949615335385158_192435730524405760_o.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/06/65004719_949615335385158_192435730524405760_o-1111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/06/65004719_949615335385158_192435730524405760_o-222222.jpg] As especificações indicam uma autonomia de 725km para este coupé de quatro portas com tração integral, que acomoda cinco passageiros e ainda contempla 780L de espaço para bagagem. Este registo é muito influenciado pelo peso inferior ao de um convencional veículo elétrico a bateria, pois o pack de baterias é mais pequeno (a explicação é que o carro consome menos energia) e são utilizados materiais de baixo peso na produção. Mas a novidade maior reside nos 5 m2 de painéis solares instalados no teto e capot, que a empresa afirma serem tão resistentes que um adulto pode andar sobre eles sem causar qualquer dano. Além de usar o sol como fonte de alimentação, a empresa holandesa que criou o Lightyear One promete ainda 350km de autonomia depois de uma noite de ligação a uma tomada doméstica. Mas, ainda mais impressionante é a conta onde a empresa afirma que os painéis solares do carro podem gerar eletricidade suficiente para, numa viatura que cumpra 20.000km/ano, conseguir conduzir "à borla" 8.000km na pouco solarenga Holanda. Portanto, em países como Portugal as vantagens podem ser ainda mais expressivas. https://www.youtube.com/watch?v=i1Rb_z6p0-Q O carro solar Lightyear One está avaliado em 119.000€, mas a fabricante holandesa que o criou afirma que futuramente terá disponíveis modelos mais acessíveis. A produção arranca em 2021. E, apesar de ser um projeto novo, foi confirmado que já existem reservas para 100 unidades da edição de lançamento limitada a 500 carros.  

Veja também:

Tesla já "poupou" 4 milhões de toneladas de CO2 à atmosfera
Hyundai-Kia terá painel solar… para motores de combustão interna
Cor do carro influência os gastos com climatização
Renault lidera mobilidade elétrica em Porto Santo
  Fonte: Lightyear One e Autocar
TÓPICOS:
Carro solar