PARTILHAR Share on facebook Share on twitter Share on linkedin Share on print Chama-se MX 30 o primeiro automóvel elétrico da Mazda, apresentado no Salão de Tóquio e com chegada à Europa prevista para a segunda metade do próximo ano. A autonomia anunciada é de aproximadamente 200 km. Yoichi Matsuda, responsável pelo Design da Mazda diz-nos que o novo MX-30 é um automóvel novo e inovador em diversos aspetos. "Transpor para a mobilidade elétrica a linguagem de design Kodo foi um desafio muito significativo. Afinal, os automóveis elétricos querem ir ainda mais ao encontro das necessidades e preocupações das pessoas e no design Kodo são exatamente as pessoas – os seus sentimentos e necessidades – que ditam a nossa orientação". Essas preocupações, segundo Matsuda, estão bem evidentes "nos detalhes estilísticos que adotamos mas também no interior, no que refere aos materiais que escolhemos, que vão ao encontro das preocupações ambientais". A este respeito o responsável pelo Design da Mazda e do CX-30 dá como exemplo a utilização de cortiça "que comprámos em Portugal". Com praticamente 4,4 metros de comprimento, o Mazda MX-30, assume-se como um SUV, "porque esta é a configuração preferida pelos consumidores e porque nos permite explorar múltiplos caminhos de aproximação ao desejos das pessoas", diz-nos Matsuda que desde início ficou bem claro que, "embora tratando-se de um veículo elétrico, sem as habituais exigências de espaço para alojar motores e transmissões que ocupam uma parte importante da estrutura, ainda assim, nunca nos deixámos tentar pela possibilidade de explorarmos caminhos que levassem as pessoas a não reconhecer o MX-30 como um Mazda. Isso estava bem claro". Anterior Next Ainda no plano estilístico, notam-se imediatamente as formas fluidas e o desenho dinâmico da traseira, a fazer lembrar um coupé. A principal novidade é, porém, a utilização de duas portas mais pequenas na traseira, que abrem no sentido oposto às dianteiras. "Foi uma solução a que recorremos apenas por questões estilísticas: queríamos que o nosso carro fosse diferente e, por isso, escolhemos esta configuração que usamos com muito sucesso no desportivo RX-8." Além de servir para "fazer a ponte" entre uma referência do passado desportivo e o futuro, o recurso às portas Freestyle (assim são designadas) tem também vantagens ao permitir um acesso fácil quando, por exemplo ali, é colocada uma cadeirinha de criança, dada a inexistência de pilar central. Tendo por base uma plataforma totalmente nova, que, progressivamente, será utilizada na expansão da oferta eletrificada da Mazda que comportará veículos 100% elétricos e híbridos plug-in, o MX-30 recorre a um motor síncrono alimentado por uma bateria de iões de lítio com 35,5 kWk de capacidade, a que deverá responder uma autonomia de aproximadamente 200 km. Mais detalhes técnicos não foram revelados mas os responsáveis da Mazda asseguram que um dos parâmetros em que o MX-30 promete destacar-se é na rapidez de carga, por agora mantido em segredo. O MX-30 é lançado na Europa na segunda metade de 2020, numa altura em que a Mazda celebra o seu centenário. PARTILHAR Share on facebook Share on twitter Share on linkedin Share on print