Carregadores para autocarros elétricos de Zurique produzidos em Portugal

A Siemens Portugal vai produzir 45 carregadores Sicharge UC para os novos autocarros elétricos da cidade de Zurique.

A Siemens Portugal vai produzir 45 carregadores Sicharge UC para os novos autocarros elétricos da cidade de Zurique. A infraestrutura deverá entrar em funcionamento no início de 2022.

A Siemens Portugal vai fornecer 45 unidades de carregamento para os novos autocarros elétricos da cidade de Zurique, na Suíça. Os equipamentos vão ser produzidos na fábrica de Corroios (Seixal) no âmbito de um contrato assinado com a Autoridade de Transportes Públicos de Zurique (VBZ) para o fornecimento, instalação e comissionamento dos carregadores elétricos.

A infraestrutura de carregamento irá ser instalada no terminal de autocarros de Hardau, onde os 45 novos veículos elétricos irão ser carregados no futuro. A instalação deverá estar operacional no início de 2022.O terminal de autocarros de Hardau vai receber 45 estações de carregamento Sicharge UC, incluindo 30 com capacidade de carregamento de 100 kW e 15 de 150 kW.

Os autocarros elétricos serão carregados por cabos e conectores CCS, sobretudo durante a noite. Esta instalação tem a particularidade de ter cabos de carga suspensos no tecto, deixando os acessos livres e facilitando a entrada e saída de veículos.

Planos de descarbonização de Zurique

A cidade de Zurique estabeleceu o objetivo de reduzir para zero as emissões diretas de gases de com efeito de estufa na área metropolitana de Zurique, até 2040. O plano da VBZ prevê, até 2030, uma diminuição de pelo menos 50% em comparação com os níveis registados em 1990.

LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz eCitaro G já está em operação em Zurique

Com esta infraestrutura de carregamento, a VBZ está a preparar a expansão da sua frota de autocarros elétricos. Em março foram encomendados quatro unidades articuladas de 18 metros à MAN e no início de julho anunciou que a assembleia municipal tinha aprovado o financiamento para mais 15 autocarros MAN Lion's City E 12, que devem entrar ao serviço em 2022.

O contrato com a MAN tem prevista uma opção para aquisição para mais 19 autocarros elétricos de 12 metros e 80 articulados de 18 metros.