Os consumidores portugueses privilegiam, cada vez mais, os automóveis e as tecnologias mais amigas do ambiente. De acordo com o estudo mais recente da plataforma de compra e venda de carros usados Carmine.pt , da Santander Consumer Services, em setembro o "stock" de viaturas 100% elétricas e híbridas aumentou, respetivamente, 58,3% e 42,8%, face a fevereiro passado. Os analistas da Carmine.pt sublinham que o "stock" existente reflete a oferta disponível e, também, as preferências dos consumidores.
O mesmo estudo deixa claro que os automóveis a gasóleo ainda continuam a ser os mais procurados pelos portugueses, representando 51% das pesquisas, enquanto os movidos a gasolina não vão além dos 25%. Já a procura por veículos elétricos situa-se nos 15%, enquanto a de híbridos fica-se pelos 9%. Segundo o relatório da Carmine.pt os dados relativos às tendências de pesquisa estão em linha com o "stock" disponível (64% são viaturas diesel, 28% a gasolina, 5% elétricas e 2% híbridas).
A plataforma da Santander Consumer Services, empresa do Santander Consumer Portugal, um dos principais "players" no comércio automóvel em Portugal, destaca ainda que o preço médio de venda ao público de carros usados em Portugal registou um decréscimo generalizado, em todos os escalões de antiguidade. O preço médio das viaturas com entre um e dois anos de idade é aquele em que se verifica o maior decréscimo. Já o segmento dos veículos com entre três e quatro anos é o único em que se regista uma certa estabilização.
Ainda de acordo com os dados revelados pela Carmine.pt, no que diz respeito à tipologia, os valores mantêm-se sem alterações significativas, com os utilitários a liderar com 22%, seguido pelos SUV's (19%), carrinhas (17%), citadinos (13%), sedans (8%), coupés (5%), monovolumes e comerciais ligeiros (ambos com 3%).
Para Miguel Mendes, diretor da Carmine.pt, "os números mais recentes traduzem o comportamento do mercado nacional nos últimos meses. Desde logo o reforço da oferta de veículos usados disponíveis, ajudado também por uma menor pressão no mercado de usados decorrente de alguma retoma na entrega de veículos novos. Apesar de haver um reforço da oferta de veículos híbridos e elétricos, subsiste uma procura mais evidente por automóveis movidos a gasóleo. Importa perceber se estas tendências se manterão nos próximos meses e que impacto alterações legislativas, como o agravamento do IUC, poderá suscitar junto dos consumidores".
Projeto com balanço positivo
Lançada no início de 2023 pela Santander Consumer Services, a plataforma de compra e venda de carros usados Carmine.pt tem vindo a trilhar um caminho de afirmação no mercado de compra e venda de automóveis usados, sublinhando o seu posicionamento distintivo em relação a plataformas concorrentes.
"O balanço destes primeiros meses é claramente positivo. Desde a primeira hora que nos temos afirmado como um dos maiores marketplaces de carros de Portugal, com um posicionamento assente na oferta ao consumidor de uma alternativa atrativa e inovadora, assente nas melhores práticas desenvolvidas pelo Grupo Santander em outras geografias", afirma Miguel Mendes. "O projeto está a ser bem acolhido pelo mercado, quer pelo consumidor final, quer pelos profissionais. Neste período o nosso foco tem estado, sobretudo, no desenvolvimento de novas funcionalidades da plataforma, na criação de notoriedade da mesma e no crescimento do número de anúncios de profissionais do comércio automóvel bem como do número de leads gerados, de modo a consolidarmos o projeto para perspetivarmos novos objetivos em 2024".
A Carmine.pt resulta da conjugação entre a longa experiência no mercado português do autocompraevenda.pt, adquirido pela Santander Consumer Services, e o conhecimento acumulado de outras plataformas do Grupo Santander especializadas no setor automóvel, como são os casos da líder brasileira Webmotors.com.br e da espanhola Coches.com.
A plataforma de compra e venda de carros usados Carmine.pt apresenta-se ao mercado com a assinatura "Conduz contigo", que remete para a confiança, para a segurança e para o acompanhamento dos clientes ao longo do processo de busca, escolha e aquisição de um automóvel.