Carlos Tavares abandona liderança da Stellantis

O português Carlos Tavares pediu a demissão do cargo de CEO da Stellantis, com efeitos imediatos, devido aos fracos resultados financeiros, tendo a renúncia sido aceite pelo Conselho de Administração.

Carlos Tavares pediu a demissão de cargo de CEO da Stellantis e o seu Conselho de Administração, sob a presidência de John Elkann, já aceitou a renúncia, com efeito imediato.

O Comité Especial do Conselho de Administração está a conduzir o processo para a nomeação de um novo CEO permanente, que segundo refere a Stellantis em comunicado, “está bem encaminhado”, devendo estar concluído no primeiro semestre de 2025. Entretanto, será criado um Comité Executivo Interino, liderado por John Elkann.

A Stellantis confirma as orientações para os resultados financeiros de 2024, que apresentou à comunidade financeira em 31 de outubro de 2024.

“O sucesso do Stellantis desde a sua criação esteve enraizado num alinhamento perfeito entre os acionistas de referência, o Conselho de Administração e o CEO”, comenta Henri de Castries, Senior Independent Director da Stellantis. “Entretanto, surgiram pontos de vista diferentes nas últimas semanas que resultaram na decisão tomada hoje pelo Conselho de Administração e pelo CEO.”

Por sua vez, John Elkann agradeceu a Carlos Tavares pelos seus anos de serviço dedicado e pelo papel que desempenhou na criação da Stellantis, assim como nas recuperações da PSA e da Opel, colocando a Stellantis no caminho para se tornar num líder global no setor automóvel.

“Aguardo com expetativa a oportunidade de trabalhar com o nosso novo Comité Executivo Interino, com o apoio de todos os colegas da Stellantis, enquanto concluímos o processo de nomeação do novo CEO”, refere John Elkann. “Juntos, iremos assegurar a continuidade da implementação da estratégia da Empresa no interesse de longo prazo da Stellantis e de todas as suas partes interessadas.”