Mundial F1. Liberty Media divulga novo calendário para a época 2020

O Campeonato do Mundo de F1 acaba de divulgar novo calendário para 2020, época que deveria ter começado na Austrália, e que agora terá início na Áustria.

Depois do cancelamento do Grande Prémio da França, mais uma vez em virtude da pandemia de coronavírus, a Liberty Media, entidade responsável pela organização do Campeonato do Mundo de F1, acaba de divulgar um novo calendário provisório para 2020, época que deveria ter começado, em março, na Austrália. E que, agora, deverá ter início, em Julho, na Áustria.

Depois de muitas dúvidas, a Liberty Media, entidade que detém os direitos comerciais relacionados com o Mundial de Fórmula 1, confirma aquilo que, até aqui, eram apenas rumores. Ao anunciar que, a temporada de 2020 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, terá início no primeiro fim de semana de Julho, na Áustria. Isto, claro está, se os efeitos da pandemia de coronavírus já tiverem passado ou, pelo menos, estejam controlados.

LEIA TAMBÉM
F1. GP do Canadá já não abre Mundial de 2020 e também vai ser adiado

Ainda de acordo com a organização do Campeonato do Mundo de F1, o novo calendário apresenta uma organização diferente, desde logo, por ter sido elaborado por regiões. Ou seja, as equipas começarão por cumprir todos os grandes prémios possíveis, na Europa, seguindo-se, a partir daí, as restantes regiões do globo.

"O nosso objectivo é começar a competição na Europa, ao longo dos meses de julho, agosto e princípios de setembro, sendo que a primeira corrida será na Áustria, no fim de semana de 3 a 5 de julho", anunciou o director executivo e presidente do conselho de administração da Formula One Management. Acrescentando que, "setembro, outubro e novembro, serão os meses em que competiremos no Médio Oriente, Ásia e América, com a temporada a terminar no Golfo Pérsico, em dezembro, com a realização das corridas no Bahrein e de Abu Dhabi".

"Ao todo, serão realizadas entre 15 a 18 grandes prémios. No entanto, divulgaremos o nosso novo calendário definitivo, tão depressa quanto possível", concluiu Chase Carey.

Mercedes F1 2020

Com público nas bancadas?

Finalmente e quanto aos rumores de que as corridas poderão ter de ser realizadas à porta fechada, o director executivo da F1 preferiu não tomar uma posição definitiva, deixando apenas o desejo de que, com o passar dos meses, seja possível regressar a uma certa normalidade, com os fãs presentes nas bancadas. Sem avançar, contudo, qualquer data para a concretização desta ambição.

No entanto e face àquelas que são as perspectivas, o mais certo é que, principalmente os grandes prémios realizados na Europa, venham a acontecer sem qualquer assistência.

LEIA TAMBÉM
Entrevista TURBO. Autódromo Internacional do Algarve, futuro palco da F1?

"A nossa previsão é que as primeiras corridas se realizem sem fãs presentes, no entanto, também esperamos que os fãs sejam parte dos nossos eventos, à medida que avancemos no calendário. Contudo, ainda antes que tal aconteça, vamos ter de decidir muitas questões, tais como os procedimentos a adoptar para que as escuderias e os nossos parceiros possam entrar e operar, em cada um dos países onde as corridas decorram", conclui o director executivo e presidente do conselho de administração da Formula One Management.