Com um total de 1099 km percorridos em 23 horas, o DPD Futuricum, equipado com pneus Continental, bateu o recorde mundial do Guiness para a maior distância percorrida por um camião elétrico com um único carregamento. O novo máximo foi alcançado na pista oval Contidrom, em Hannover.
Após a Hyundai ter batido os recordes mundiais de distância percorrida por veículos elétricos a bateria e a hidrogénio, com o Kauai EV a registar 790 quilómetros com uma única carga e o Nexo a realizar 887,5 quilómetros com um só depósito, foi agora a vez de ter sido um novo máximo mundial com um camião elétrico a bateria.
O novo recorde mundial do Guiness de autonomia elétrica com uma única carga por um camião é de 1099 quilómetros foi estabelecido por um veículo da marca Futuricum na pista oval de alta velocidade Contidrom, perto de Hannover. O projeto contou ainda com a colaboração do operador de transporte expresso DPD Switzerland e da Continental.
No total, os dois pilotos efetuaram 392 voltas em turnos de 4,5 horas a uma velocidade média de 50 km/h, que é um valor realista para operação em condições diárias. Inicialmente, as condições atmosféricas não eram as ideais, com uma temperatura exterior de 14º e de apenas 23º na pista. Além disso, a velocidade média do vento de 18 km/h com rajadas até 40 km/h também não eram as mais favoráveis.
Mesmo assim, apenas após 23 horas, os parceiros puderam reclamar o recorde mundial do Guiness para a maior distância percorrida por um camião elétrico sem recarga, tendo sido utilizada uma unidade que já se encontra em operações de distribuição há seis meses, assegurando uma mobilidade elétrica sustentável, eficiente e baixos custos na indústria do transporte.
Volvo FH transformado em Futuricum
O recorde foi batido por um camião Futuricum, que tem sido utilizado pela DPD da Suíça em operações de tráfego regional. "Para a DPD Switzerland convertemos um camião Volvo FH para tração elétrica", explica Adrian Melliger, CEO da Designwerk Products AG, empresa por trás da marca Futuricum. "O camião com peso bruto de 19 toneladas tem agora 680 cv e a bateria uma capacidade de 680 kWh, a mais elevada atualmente na Europa.
Os três parceiros optaram pela utilização de pneus Continental EfficientPro, projetados para uma baixa resistência ao rolamento. "A mobilidade elétrica fez aumentar a importância da otimização dos pneus para a baixa resistência ao rolamento", refere Hinnerk Kaiser, responsável pelo desenvolvimento de produto de pneus de camião EMEA da Continental.
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"Os nossos pneus garantem elevadas quilometragens e uma resistência ao rolamento extremamente baixa, oferecendo as caraterísticas essenciais para a operação económica de camiões elétricos. O EfficientPro é um pneu testado que foi desenvolvido para transporte de longo curso, com foco na autonomia e na baixa resistência ao rolamento", acrescenta.
Com este novo recorde, os parceiros deram um sinal conjunto para um futuro com sistemas de propulsão sustentáveis para tráfego urbano e demonstraram a disponibilidade das tecnologias atuais para utilização diária.
"Decidimos investir muito cedo na mobilidade elétrica. O camião Futuricum tem vindo a fazer viagens entre os centros de distribuição de Möhlin, perto de Basileia, e de Buchs/Zurique há cerca de seis meses", afirma Marc Franck, diretor de estratégia e inovação da DPD da Suíça. "O camião elétrico pode percorrer cerca de 300 quilómetros por dia sem qualquer constrangimento. Estamos orgulhosos por conseguirmos documentar oficialmente o nosso nível de performance", conclui.