Num carro com caixa automática não deve ser utilizada a posição P como travão de estacionamento porque pode comprometer a sua vida útil e obrigar a reparações dispendiosas. Saiba porque deve evitar este (mau) hábito.
O parque automóvel com caixas automáticas tem vindo a aumentar como resultado não só do aumento da oferta como também da procura. Alguns modelos estão disponíveis apenas com este tipo de motorização, designadamente em veículos desportivos e/ou topo de gama. Quando se circula a ritmos mais elevados - e por melhores reflexos que tenha o utilizador - é muito difícil a um condutor médio engrenar a mudança à mesma velocidade que uma caixa automática moderna.
Para determinados tipos de utilização, designadamente no típico 'pára-arranca' do tráfego urbano, este tipo de transmissão apresenta claras vantagens no conforto da condução: o utilizador só tem de colocar a alavanca na posição 'Drive', tendo depois apenas de se preocupar em travar e acelerar. Para o pé esquerdo é um verdadeiro descanso…
Por outro lado, a introdução de cada mais sistemas de assistência à condução também tem vindo a contribuir para o aumento de automóveis equipados com caixa automática porque é mais fácil conjugar essa transmissão com avançadas tecnologias de ajuda como, por exemplo, o cruise control adaptativo (Adaptive Cruise Control).
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Todavia, a utilização de uma caixa automática também exige alguns cuidados para aumentar a sua vida útil e evitar despesas desnecessárias de reparação. Um dos hábitos mais comuns nos automóveis automáticos consiste na utilização da posição de estacionamento (P) da alavanca como travão de estacionamento. É um mau hábito fácil de adquirir que compromete a fiabilidade da transmissão a longo prazo porque submete os seus componentes a um esforço desnecessário.
Porque deve evitar fazer da caixa de velocidades um travão
Alguns condutores utilizam a posição de estacionamento da caixa automática como travão, para impedir a movimentação do veículo, após a sua paragem. Muitos nem sequer utilizam o travão de serviço do automóvel. Quando levantam o pé do acelerador, o automóvel movimenta-se alguns centímetros até que a caixa de velocidades interrompa a sua inércia, num vaivém doloroso.
Esta prática de utilizar a caixa automática como travão, porém, está longe de ser benéfica para a transmissão. Isto porque todo o peso do automóvel vai recair sobre certos componentes da caixa de velocidades em vez dos travões mais potentes que foram concebidos para imobilizar a massa do veículo em movimento e suportar o seu peso quando se encontra estacionado.
Quando é engrenada a posição 'P' na alavanca da caixa de velocidades automática existe um 'trinco' que atua sobre o eixo secundário da caixa de velocidades, que a bloqueia para impedir o seu movimento. Se o utilizador se esquecer de acionar o travão de estacionamento - mecânico ou elétrico - estará a sujeitar estes componentes a um esforço desnecessário.
O trinco de estacionamento - 'parking prawl' em inglês - pode vir a apresentar danos com o tempo, especialmente caso o condutor estacione frequentemente o automóvel em zonas com fortes inclinações. Nestas situações, se for escutado um golpe forte na caixa de velocidades ao movimentar a alavanca, isso significa, provavelmente, que se está a exercer mais força do que o necessário sobre a mesma. Além do trinco é possível danificar o cabo da caixa de velocidades se for exercida uma força excessiva sobre a alavanca. Outros componentes sofrem igualmente de forma desnecessária.
Reparações dispendiosas
A avaria numa caixa de velocidades - especialmente se for automática - é uma operação acompanhada com uma elevada fatura para o proprietário, já que exige muita mão-de-obra.
Este hábito deste estacionar apenas com a alavanca na posição 'P' apresenta como o perigo potencial a possibilidade de alguém dar um 'toque' no veículo. Com o movimento, o trinco de estacionamento pode partir-se e o veículo ficará 'destravado'. Se, por outro lado, o travão de estacionamento estiver acionado será mais difícil a sua movimentação pela inércia. Além disso, as quatro rodas ficarão bloqueadas se for acionado o travão de estacionamento num veículo de tração dianteira e não apenas as rodas da frente.
Recomendações úteis
Para evitar estes problemas deverá estacionar corretamente um veículo automático e evitar despesas desnecessárias, deverá seguir estes conselhos úteis, que podem parecer óbvios, mas deve-se sempre recordá-los.
1 - Imobilizar por completo o veículo, carregando no travão de serviço.
2 - Colocar a alavanca da caixa de velocidades na posição 'P'
3 - Acionar o travão de estacionamento do veículo - mecânico ou elétrico - que suportará o peso da viatura.
4 - Tirar o pé do travão de serviço e abandonar o veículo