CaetanoBus e Temsa vão lançar autocarro de turismo a hidrogénio em 2024

Os portugueses da CaetanoBus e os turcos da Temsa estão a trabalhar num autocarro de turismo a hidrogénio com autonomia

Os portugueses da CaetanoBus e os turcos da Temsa estão a trabalhar num autocarro de turismo a hidrogénio com autonomia de até 1000 quilómetros que deverá chegar ao mercado em 2024.

A CaetanoBus e a Temsa anunciaram o desenvolvimento em conjunto de um autocarro de turismo a hidrogénio que funcionará com combustível reabastecido a 350 ou 700 bares (Sistema Duplo de H2). Dependendo da operação e das condições meteorológicas, a autonomia pode chegar aos 1000 quilómetros.

Segundo a CaetanoBus, o Sistema Duplo de H2 oferece uma flexibilidade única ao operador para reabastecer o autocarro em qualquer estação de abastecimento de hidrogénio disponível na rota, sem qualquer constrangimento.

Baseado na versão elétrica do Temsa H12, o primeiro modelo a ser lançado em 2024 terá dois eixos e será produzido em pré-série para e acelerar a entrada no mercado. A produção em série arranca em 2025. A oferta será reforçada posteriormente com uma versão de três eixos.

LEIA TAMBÉM
Autocarros elétricos da CaetanoBus passam a ter marca Toyota

O fabricante de autocarros sediado em Vila Nova de Gaia sublinha que estes pesados de passageiros elétricos a hidrogénio foram projetados para responder às necessidades operacionais de viagens de longo curso e de turismo através da disponibilização de soluções abordam diretamente as necessidades do mercado de transporte coletivo de zero emissões em rotas prolongadas.

A cooperação entre a CaetanoBus e a Temsa tem o objetivo de dar resposta à procura de autocarros elétricos de longo curso na Europa, onde a mobilidade a hidrogénio é imperativa.