Com uma autonomia de 400 quilómetros e o sistema de pilha de combustível da Toyota, o novo autocarro vai estar disponível no mercado Europeu no próximo ano.
Este novo autocarro reforça o compromisso da Caetano em desenvolver soluções para rotas mais amigas do ambiente, mas sem comprometer a oferta já existente de autocarros elétricos.
A CaetanoBus torna-se na primeira empresa da Europa a usar a tecnologia de pilha de combustível da Toyota.
"A nossa parceria com a Toyota foi alargada com sucesso à criação deste novo autocarro urbano para a Europa, o que permite demonstrar as capacidades tecnológicas e de engenharia complementares de ambas as partes. Este projeto vai permitir às cidades repensar a mobilidade do futuro e melhorar a sua qualidade de vida.", refere José Ramos, Presidente da Salvador Caetano Indústria.
O H2.City Gold tem uma autonomia para 400kms com um só carregamento e esta caraterística apoia na concretização de uma sociedade descarbonizada, sem comprometer os requisitos operacionais.
"Graças à longa relação com a Toyota, ao seu entendimento face aos requisitos de mercado e às suas capacidades técnicas, a CaetanoBus foi o parceiro ideal para começar o desenvolvimento das nossas atividades de venda de pilhas de hidrogénio", revelou o Presidente e CEO da Toyota Motor Europe (TME), Johan van Zyl.
"Estou ansioso para receber o primeiro feedback do mercado deste projeto e expandir o negócio de fornecimento da tecnologia das pilhas de combustível a hidrogénio.", acrescentou.
Caetano H2.City Gold: Hydrogen in, water out
O H2.City Gold é o novo autocarro Caetano elétrico a hidrogénio.
Este veículo amigo do ambiente está equipado com uma célula de combustível Toyota e é resultado da elevada capacidade de engenharia da CaetanoBus.
O autocarro utiliza a mesma célula de hidrogénio do Toyota Mirai.
Graças ao rápido tempo de carregamento, em menos de 9 minutos, e à elevada autonomia do veículo, as operações nas cidades não estão comprometidas.
O H2.City Gold tem uma autonomia de 400km com um só carregamento, uma caraterística diferenciadora no mercado dos autocarros a hidrogénio, permitindo rotas mais longas.
O veículo tem um conjunto de pilhas de combustível Toyota de 60kW e também se destaca pelo motor com uma potência de 180kW.
Ênfase também pela sua modularidade, conforto, segurança e usabilidade.
Disponível com 10.7m ou 12m, nas versões LHD e RHD, adapta-se facilmente a qualquer ambiente urbano.
Os tanques de hidrogénio estão armazenados no tejadilho, o que permite otimizar o interior do veículo, tornando-o mais espaçoso.
No entanto, existem diferentes opções de configuração do interior, para oferecer uma capacidade maior.
O H2.City Gold está ainda equipado com sensores de fuga de hidrogénio e sensores de colisão, para que no caso de fuga ou acidente o fornecimento de hidrogénio seja cortado nos tanques.
Através de uma fita colorida, é possível ter perceção visual sobre possíveis fugas, de modo mais fácil e rápido.
Tal como o autocarro 100% elétrico, poderá também ser equipado com uma grande variedade de produtos de segurança.
Este novo veículo foi desenhado para promover uma experiência intuitiva deste os primeiros contactos do utilizador com o veículo
As semelhanças com os veículos convencionais promovem a fácil adaptação.
Os primeiros veículos vão ser entregues em 2020.
Este é mais um passo significativo no desenvolvimento de soluções de mobilidade para o transporte coletivo de passageiros com zero emissões.
.