A empresa portuguesa CaetanoBus vai produzir dois autocarros a hidrogénio, com tecnologia do Toyota Mirai, para o projeto e-Farm, na Alemanha.
A CaetanoBus vai fornecer dois autocarros urbanos 'fuel-cell' para o projeto alemão eFarm, o qual prevê a criação de uma rede de hidrogénio com origem em energias renováveis. O projeto inclui a produção, transformação e distribuição de hidrogénio para frotas de veículos ligeiros e pesados.
O projeto cooperativo eFarm envolve a participação de 20 parceiros regionais e está a ser implementado pela GP JOULE desde 2017. A implementação e desenvolvimento de uma infraestrutura de produção e fornecimento hidrogénio para frotas de veículos é o principal objetivo deste projeto, que permitirá a assegurar o fornecimento de hidrogénio 'verde', gerado localmente a partir de energia eólica.
Tecnologia do Toyota Mirai
Produzidos pela CaetanoBus, os dois autocarros H2.City Gold, de duas portas, irão ser entregues no final de 2020, passando depois a ser operados em várias carreiras da empresa Autokraft GmbH, detida pelo grupo Deutsche Bahn (DB).
Cada autocarro estará equipado com a célula de combustível da Toyota, utilizada no ligeiro Mirai, e poderá percorrer até 400 quilómetros com um único abastecimento de hidrogénio.
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Os principais componentes - tanques de hidrogénio, as baterias e a célula de combustível, que estão localizados no tejadilho - estão localizados no tejadilho, permitindo a disponibilização de um piso baixo, assim como a otimização do interior, tornando-o mais espaçoso e proporcionando uma experiência mais confortável aos passageiros.
O Caetano H2.City Gold também contará com avançados sistemas de segurança para assegurar o bem-estar dos passageiros e do motorista, destacando-se os sensores de colisão e de fuga de hidrogénio, que, em caso de acidente, interrompem o fluxo de hidrogénio a partir dos tanques.