Carris adjudicou mais 30 autocarros elétricos à CaetanoBus

A CaetanoBus ganhou uma adjudicação para o fornecimento de mais 30 autocarros elétricos e.City Gold, que se virão juntar aos 15...

A CaetanoBus ganhou uma adjudicação para o fornecimento de mais 30 autocarros elétricos e.City Gold, que se virão juntar aos 15 que se encontram em operação nas ruas de Lisboa desde 2019.

A Carris vai reforçar a sua frota com mais 30 autocarros elétricos Caetano e.City Gold, num investimento de 12,7 milhões de euros. A adjudicação inclui ainda o fornecimento de infraestruturas e sistemas de carregamento.

No âmbito do contrato entre a CaetanoBus e a Carris serão instalados 16 carregadores da Siemens, que serão produzidos em Portugal na fábrica de Corroios. Além disso também também será fornecido um sistema de controlo e monitorização das infraestruturas de carregamento elétrico.

Os novos 30 autocarros elétricos da CaetanoBus virão juntar-se aos 15 e.City Gold que entraram em operação em 2019 nas ruas de Lisboa, assim como a estação de carregamento localizada na estação de recolha da Pontinha, inaugurada em 2021.

Os novos Caetano e.City Gold estarão dotados com uma nova versão de baterias com maior capacidade que permitem aos operadores realizarem rotas mais longas, com os mesmo carregamento.

Os veículos vão receber novos sistemas de assistência à condução, incluindo um sistema de câmaras exteriores digitais que vêm substituir os tradicionais espelhos exteriores, assim com um sistema de radar para manter a distância para o veículo da frente e um sistema de alerta de ângulo para deteção da presença de peões, ciclistas e scooters / trotinetes.

"Esta encomenda vem incentivar a indústria portuguesa, num momento muito critico, não só pela produção em território nacional dos 30 autocarros, mas também pela produção em Portugal dos respetivos carregadores," afirma Nuno Lago de Carvalho, Chief Commercial Officer da CaetanoBus.