Depois da Suíça. Cadillac Lyriq lança-se à conquista da Europa

Depois de praticamente ter desaparecido da Europa em 2017, a americana General Motors regressa para conquistar a Europa, com o Cadillac Lyriq

Depois de praticamente ter desaparecido da Europa, a norte-americana General Motors procura agora regressar ao Velho Continente, em modo não só elétrico, mas também luxuoso. A "estratégia" tem por nome Cadillac Lyriq, que, depois de ter começado pela Suíça, chega agora a mais mercados da Europa…

Lançado oficialmente no Velho Continente em outubro último, ainda que apenas para o mercado suíço (depois disso, já chegou também à Suécia), o luxuoso e 100% elétrico Cadillac Lyriq procura agora alargar a sua área de atuação, com o arranque da comercialização no país de origem do aventureiro que deu nome à marca - a França.

A oficialização de mais este passo foi feita, segundo avança a Automotive News Europe, através de uma acção com jornalistas em Paris, esta segunda-feira, em que a responsável máxima da divisão europeia da General Motors (GM), Jaclyn McQuaid, defendeu a nova estratégia do grupo, que passa por dar primazia ao mercado de luxo, naquela que é a nova aposta nos veículos elétricos.

"Quando olhamos para o mercado dos veículos elétricos a bateria em França, percebemos que é o mercado de luxo que tem vindo a crescer mais", afirmou McQuaid. Pelo que, "o mercado de luxo é onde está o foco, neste momento".

Recorde-se que o automóvel 100% elétrico mais vendido em França, em 2023, foi o também norte-americano Tesla Model Y. Modelo que tem um preço de entrada de 42 990€, no mercado francês, algo que, no entanto e embora a GM ainda não tenha divulgado os preços para França, o Cadillac Lyric dificilmente atingirá; na Suíça, onde já em comercializado, o SUV de luxo começa nos 81 000€.

LEIA TAMBÉM
Começa pela Suíça. GM está de regresso à Europa com o Cadillac Lyriq

Quanto à escolha de França como mercado seguinte, McQuaid recordou a herança francesa da Cadillac, marca fundada em 1701, em Detroit, pelo aventureiro francês Antoine de la Mothe Cadillac. Embora, dos planos da marca, faça igualmente parte a intenção de lançar o Lyriq noutros mercados da Europa, a começar pela Alemanha, já no final deste ano.

Quanto à comercialização em França, a GM pretende manter a mesma estratégia de vendas que tem na Suíça, ou seja, exclusivamente online, ainda que com a abertura de um showroom em Paris. Sendo que as vendas deverão arrancar já no próximo dia 23 de março.

Aos jornalistas, Jaclyn McQuaid revelou ainda que, nos planos do fabricante norte-americano, está um crescer da oferta disponibilizada nos Velho Continente, nomeadamente, com outras propostas 100% elétricas. As quais partirão da mesma arquitectura estreada no SUV de luxo e que, atualmente, é fabricado apenas no estado norte-americano do Tennessee.