Seis anos depois de ter voltado as costas à Europa, desiludida com o desempenho das marcas que comercializava, a norte-americana General Motors está agora de regresso ao Velho Continente, apenas e só em modo elétrico, e a começar pelo mercado suíço. A liderar este regresso, o novo Cadillac Lyriq.
Embora com as notícias provenientes do outro lado do Oceano Atântico a darem conta de dificuldades, da parte da General Motors (GM), para responder à procura que o primeiro Cadillac elétrico tem tido nos EUA, o gigante norte-americano acaba de anunciar a disponibilização do Lyriq, também na Suíça. Sendo que e a partir de agora, outros mercados europeus vão começar a ser adicionados à lista de países onde o crossover elétrico será vendido.
Recorde-se que a notícia foi inicialmente avançada pela agência noticiosa Bloomberg, relembrando que, para a GM, trata-se de um regresso a um continente que abandonou, oficialmente, em 2017. Isto, após ter vendido as marcas europeias que detinha, a Opel e a Vauxhaull, à então PSA, hoje em dia parte do grupo Stellantis.
Entretanto e apesar da experiência pouco feliz, feita no passado, de tentar introduzir a Cadillac na Europa, enquanto rival de marcas premium como a Mercedes ou a BMW, a GM volta agora à carga, mais uma vez, com a Cadillac, ainda que e desta feita, apostando, única a exclusivamente, nas propostas elétricas.
LEIA TAMBÉM
Com gama elétrica. General Motors quer voltar à Europa
A primeira destas propostas e verdadeiro ponta-de-lança da nova estratégia chama-se Lyriq e é um crossover 100% elétrico produzido no estado norte-americano do Tenessee, cujo aspecto moderno e posicionamento premium, ajudam a justificar os cerca de 85 mil euros com que é lançado na Suíça. Valor, sem dúvida, bem mais alto do que custa nos EUA, mas, ainda assim, abaixo dos 99.30€ pedidos, por exemplo, BMW iX xDrive40 base, em solo helvético.
Ainda assim, a GM não vai poder ignorar concorrentes como o conterrâneo Tesla Model Y Long Range, que, na Suíça, é proposto por cerca de 58.200€ e, ainda por cima, com uma autonomia oficial de 533 quilómetros. Já o Lyriq, anuncia "apenas" 530 quilómetros.
Abrir concessões para vender mais Cadillac
Ainda sobre este regresso à Europa, a Bloomberg garante que a estratégia da GM passa por abrir uma rede de pontos de venda, através dos quais, mas também do site oficial, começará a vender os seus modelos elétricos.
De resto e no caso do específico da Cadillac, o plano prevê o lançamento de mais modelos na Europa, juntamente com a expansão das vendas para mercados como a Suécia, França e mais três países da região.