Depois do ë-C3. Citroën prepara revolução também no C3 Aircross

Variante mais aventureira do C3 convencional, o Citroën C3 Aircross prepara já nova geração eletrificada e para a família

Até aqui disponível como variante de aspecto mais aventureiro do C3 convencional, o Citroën C3 Aircross prepara agora profunda reformulação, com nova geração. A qual promete avançar rumo ao futuro, apostando na eletrificação, mas também na família.

A notícia é avançada pela britânica Autocar, com base em declarações prestadas pelo novo CEO da Citroën, Thierry Koskas, durante a apresentação da primeira versão 100% elétrica do pequeno segmento B francês.

Assim e segundo conseguiu apurar a publicação, também junto de um porta-voz da filial britânica da marca francesa, o C3 Aircross deverá permanecer, naquela que será a sua próxima geração, como um crossover para o segmento B. Embora e pela primeira vez na sua história, com uma configuração de sete lugares: dois, mais três, e mais dois (2+3+2).

O atual Citroën C3 Aircross prepara já nova geração
O atual Citroën C3 Aircross prepara já nova geração

O futuro modelo, que deverá recorrer à mesma plataforma para veículos elétricos 'Smart Car' que serve de base ao ë-C3, utilizará, contudo, uma variante esticada da mesma, de forma a conseguir acomodar mais uma fila de dois bancos.

Ao mesmo tempo e graças também à transição para esta arquitectura, o C3 Aircross passará a existir, não apenas enquanto modelo de combustão, mas também numa variante 100% elétrica. A qual, o mais certo é que recorra aos mesmos trens de força zero emissões do ë-C3.

LEIA TAMBÉM
Crossover de entrada. Citroën C3 Aircross já bate recordes

Finalmente e ainda segundo a Autocar, o mais pequeno dos Aircross tornar-se-á, ainda e termos estéticos, uma proposta mais audaz, muito provavelmente, baseada na mesma verticalidade, com superfícies horizontais e tecnicamente esculpidas, do novo ë-C3.

De resto e tal como está previsto acontecer com este último, também o futuro Aircross deverá tornar-se num dos sete lugares mais baratos do mercado. Capaz de rivalizar, por exemplo, com o Dacia Jogger.

Quanto à apresentação e lançamento, as expectativas são de que o modelo possa vir a ser apresentado durante o próximo ano de 2024, de forma a que lançamento no mercado aconteça já em 2025. Ou seja, oito anos após o lançamento da atual geração.