Numa altura em que se prepara para entrar também em Portugal, a chinesa BYD acaba de agendar a apresentação do seu novo superdesportivo elétrico YangWang U9, para o próximo dia 18 de abril, em pleno Salão Automóvel de Xangai.
Anunciado, primeiramente, através de uma première digital realizada em janeiro último, em que foi apresentado como uma espécie de "irmão" do todo-o-terreno U8, o novo superdesportivo da BYD dá, agora, mais um passo rumo à chegada ao mercado. Nomeadamente, com o agendar daquela que será a apresentação oficial ao público, em pleno Salão Automóvel de Xangai.
De resto e face ao carro mostrado na première digital, o modelo com que a marca vem agora agendar a apresentação definitiva apresenta, igualmente, algumas (ligeiras) novidades. Em particular, nas soluções de aerodinâmica, as quais adoptam uma presença mais proeminente.
É o caso, por exemplo, da enorme asa traseira ao estilo GT3, que, além de fixa na aleta central, surge acompanhada de um óculo traseiro revestido por um conjunto de persianas para saída do ar quente, ao melhor estilo Lamborghini.
Igualmente reformulados, foram os gráficos LED que compõem a iluminação traseira, enquanto os reflectores surgem agora numa mais posição baixa, no enorme difusor.
LEIA TAMBÉM
Segue-se Portugal. BYD já desembarcou em Espanha
Novas semelhanças com outras propostas do género, acaba sendo possível de encontrar na secção frontal, a qual, com um difusor dianteiro redesenhado e gráficos LED ligeiramente diferentes nos invulgares faróis, acaba, em conjunto com a estética, a fazer lembrar (muito) o McLaren Artura.
Com quatro motores elétricos!
Finalmente e já sobre o trem de força deste YangWang U9, a BYD revelou, apenas, que o superdesportivo disporá do sistema de propulsão 'Ysifang', sinónimo de uma configuração de quatro motores elétricos. Com os quais, promete o fabricante, o modelo deverá ser capaz de acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 2 segundos!
A ajudar a este valor verdadeiramente explosivo, mas ainda assim 0,1 segundo mais lento que o rival Aion Hyper SSR da também chinesa GAC, um conjunto de soluções de vectorização de binário que a BYD promete serem revolucionárias, embora e para já, tão ou mais desconhecidas quanto a potência final e combinada, que os quatro motores conseguem oferecer.
De resto e como referência, apenas existe o valor anunciado pelo mesmo trem de força, no todo-o-terreno U8, no qual promete uma potência combinada na ordem dos 1.115 cv. Se esse será, ou não, o valor anunciado pelo sistema de propulsão no U9, é algo que ainda teremos de esperar para ver...
Também para a Europa?…
Entretanto, garantida, parece a apresentação deste novo superdesportivo chinês para o próximo dia 18 de abril, altura em que deverão ser conhecidas todas as especificações relacionadas com o YangWang U9. Incluindo, a data de lançamento no mercado chinês e respectivos preços.
Se chegará à Europa, é algo que, acreditamos, ficará ainda para mais tarde...