Antes de Paris. SUV flutuante da BYD vai passar por Portugal

Apresentado como um imponente SUV de luxo, rival de propostas como o Mercedes EQG e capaz, inclusivamente, de flutuar, o Yangwang U8 vai passar por Portugal, pouco antes de se mostrar num dos maiores salões automóveis da Europa: o Mondial de l’Auto 2024, em Paris.

O anúncio foi feito, em comunicado, pela BYD Portugal, fabricante automóvel chinês que é também o proprietário da marca de luxo Yangwang, a qual tem, entre os seus modelos, além do SUV híbrido plug-in U8, o superdesportivo elétrico U9.

Relativamente ao U8, que se tornou famoso logo aquando da apresentação ao mundo, pela forma como se mostrou capaz de navegar sobre a água, trata-se de um SUV de luxo, com 5,3 metros de comprimento e uma distância entre eixos de mais de três metros, no qual a BYD estreou a tecnologia “Yisifang”, sinónimo de um de trem de força composto por quatro motores elétricos, instalados nas rodas, que o fabricante promete disseminar, como equipamento de série, em todos os futuros modelos da Yangwang.

No caso do SUV, esta tecnologia surge integrada num sistema de propulsão híbrido plug-in, que tem na base um quatro cilindros 2,0 litros turbo a gasolina, ao qual se juntam os quatro motores elétricos, cada um a debitar entre 299 e 326 cv e entre 320 e 420 Nm de binário, apoiados por uma bateria de 49 kWh.

Com esta configuração, que também lhe permite anunciar uma potência máxima declarada de 1.196 cv, aproveitada com apoio de tecnologias como um inovador sistema de tracção integral com funções de vectorização de binário e que a marca diz ser cem vezes mais rápido que a solução convencional, o U8 não só promete acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,0s, como possui a capacidade de girar 360° sobre o seu próprio eixo. Algo que, há não muito tempo atrás, apenas podíamos ver nos tanques de guerra.

Finalmente e a somar a tudo isto, a garantia, ainda, da disponibilização de um modo “Tartaruga”, com o qual o SUV vê aumentada a autonomia da bateria elétrica, um modo de flutuação sobre a água e vários modos de condução fora de estrada. Sendo que a Yangwang reivindica ainda, para este U8, a capacidade de circular a velocidades até 120 km/h, com um pneu em baixo.

Caso queira conhecer, ao vivo e a cores, esta impressionante proposta, a BYD Portugal convida-o a passar pelo Salão Automóvel Híbrido Elétrico (SAHE), cuja edição de 2024 tem lugar entre 11 e 13 de outubro, no Porto. E onde a marca chinesa promete apresentar, igualmente, a gama que já comercializa em Portugal, com a qual vai poder realizar test-drives, ao longo de instrutores experimentados.