Rival de i5 e EQE. Marca de luxo da BYD apresenta berlina elétrica com 1000 cv

A chinesa BYD acaba de apresentar o terceiro modelo da sua marca de luxo Yangwang, uma berlina elétrica com 100 cv de nome U7.

Hoje em dia já presente no mercado nacional, a chinesa BYD acaba de apresentar o terceiro modelo daquela que é a sua marca de luxo, a Yangwang. Com o nome de U7, trata-se de uma berlina 100% elétrica a prometer mais de 1000 cv, rival directa de propostas como o Mercedes-Benz EQE ou o mais recente BMW i5.

Com comercialização desde já agendada para o mercado chinês, em princípio, durante a segunda metade de 2024, o Yangwang U7 tem por base a mesma plataforma e4 desenvolvida pela BYD, que já serve os restantes modelos da marca de luxo - o SUV U8 e o superdesportivo U9.

Desenhado pelo ex-director de design da Audi, Wolfgang Egger, o U7 adopta, de resto, soluções estilísticas já conhecidas do U9, como é o caso dos extravagantes gráficos que preenchem os faróis dianteiros tipo 'C', e a que se juntam flancos estruturados e farolins traseiros a toda a largura da traseira.

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Ao mesmo tempo e sem esconder, igualmente, algumas semelhanças com os modelos da própria BYD, como, por exemplo, Seal, a nova berlina adopta ainda jantes de 21", enquanto parte de uma carroçaria que, mesmo sem confirmação oficial, promete dimensões generosas. A começar num comprimento que deverá rondar os 5,2 metros e uma largura que poderá chegar aos 2,0 metros.

Referência na aerodinâmica e potência

Apesar da generosidade dos números, fontes do fabricante chinês garantem que tal não impede o U7 de ser um dos carros mais aerodinâmicos e eficientes em produção, graças a um coeficiente de aerodinâmica que rondará os 0,195 Cd. Ou seja, melhor que o anunciado, tanto pelo i5, como pelo EQE, recorda a britânica Autocar.

Entretanto, num post publicado já esta quarta-feira no seu canal oficial, na rede social chinesa WeChat, a Yangwang revela que o U7 consegue, com os seus quatro motores elétricos, oferecer uma potência combinada de 1014 cv. Não revelando, contudo, se o trem de força 100% elétrico conta com extensor de automomia, como acontece no SUV U8, ou se, pelo contrário, mantém a solução exclusivamente elétrica, à imagem do que acontece no U9.

Recorde-se que, no caso do SUV, o sistema de propulsão de nome REx combina um trem de força com quatro motores elétricos e uma bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 49,1 kWh, com um bloco de quatro cilindros 2,0 litros a gasolina. Este último, responsável, apenas e só, por repor energia nas baterias.

Já no caso do superdesportivo U9, os 1115 cv de potência anunciados são garantidos através de um trem de força 100% elétrico, composto por quatro motores, e que têm na base uma bateria LFP de 100 kWh, a qual só pode ser carregada quando ligada à tomada.

Custa um milhão… na China

Ainda de acordo com a BYD, o Yangwang U7 chegará ao mercado com um preço base de um milhão de yuans, ou seja, pouco mais de 128 mil euros, à cotação atual.