YangWang U8 da BYD é um TT elétrico inspirado no Defender

A BYD lançou a nova marca YangWang e o primeiro modelo é um TT elétrico, com design inspirado no Defender, chassis de longarinas...

A BYD lançou a nova marca YangWang e o primeiro modelo é um TT elétrico, com design inspirado no Defender, chassis de longarinas e quatro motores elétricos que oferecem uma potência combinada superior a 1115 cv.

A nova marca YangWang da BYD lançou o seu primeiro modelo na China. Trata-se de luxuoso veículo elétrico de todo-o-terreno com chassis de longarinas. O novo U8 combina um visual robusto com uma configuração de quatro motores elétricos e uma avançada tecnologia para assistirem às suas capacidades em fora de estrada.

A silhueta do U8 foi fortemente inspirada pelo Land Rover Defender, embora o seu estilo seja específico da marca YangWang. Entre as caraterísticas mais distintivas incluem-se os faróis LED que se fundem com a grelha iluminada, os pára-choques quadrados e os arcos das rodas semi-quadrados, as jantes de liga leve de 20", os puxadores das portas embutidos, a cobertura hexagonal do pneu sobressalente na traseira e os farolins traseiros futurísticos.

O novo SUV elétrico tem um comprimento de 5,3 metros e um distância entre-eixos de 3,05 metros, valores semelhantes ao do Defender 130 com carroçaria autoportante. O YangWang está equipado com a bateria Blade da BYD, cuja autonomia não foi revelada. O U8 está dotado com a tecnologia "Yisifang", desenvolvida pela própria BYD, para a motorização com quatro motores, a qual será de série em todos os modelos da marca YangWang.

Girar 360º

No U8, cada motor elétrico desenvolve entre 220 e 240 kW (299 a 326 cv) e um binário entre 320 e 420 Nm, o que resulta numa potência combinada superior a 1115 cv. Isto permite a este grande SUV acelerar dos 0 aos 100 km/h em três segundos. Dispõe igualmente de avançadas funções de vectorização de binário ao sistema de tração integral que, segundo reivindica o fabricante chinês, é cem vezes mais rápido do que um convencional.

Além disso, a BYD afirma que o U8 consegue girar 360º e tem um modo "tartaruga" e modo para flutuar na água graças a uma carroçaria, assim como modos de condução dedicados para cenários de fora de estrada. A marca adianta que o SUV pode continuar a circular a uma velocidade de 120 km/h com um pneu em baixo.

LEIA TAMBÉM
Lançamento na Noruega. BYD Tang já tem especificações para a Europa

A BYD revelou que os modelos da YangWang U8 no mercado chinês se vão situar entre os 109.000 euros e os 204.500 euros. Apesar de não ter avançado valores em concreto para o U8, a imprensa chinesa aponta para um custo de 136.300 euros.

Aquele valor é quase metade do pedido por um Mercedes-Benz Classe G com motor de combustão que, na China, começa nos 257.900 euros. O fabricante chinês não esclareceu se pretende lançar este modelo na Europa, à semelhança de outros elétricos que já estão em comercialização nalguns países, como o Han EV, o Tang e o ATTO 3.